A parceria da Iveco e Nikola ganhou um novo capítulo. As duas marcas se uniram em 2019 para o desenvolvimento, na América do Norte e Europa, de caminhões que não geram emissões. Porém, agora elas decidiram que cada uma vai concentrar esforços em seus projetos próprios. Ou seja, de forma independente. Além disso, incluindo os modelos a célula a combustível.
Assim, a Iveco assumirá a propriedade da Ulm, empresa criada em parceria com a Nikola e com sede na Alemanha. Além disso, o grupo italiano vai ter acesso para continuar desenvolvendo o software de controle de veículos elétricos a bateria e a célula a hidrogênio. Embora as duas empresas tenham criado o sistema de forma conjunta.
Por outro lado, a Nikola receberá a licença para o uso da tecnologia Iveco S-Way para a América do Norte. Bem como de componentes feitos pela marca italiana. Além disso, terá a propriedade intelectual da Geração 1 e-Axles, de eixos elétricos. A tecnologia foi desenvolvida em conjunto com a FPT Industrial, que faz parte do Grupo Iveco.
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Iveco e Nicola com focos distintos
Em comunicado à imprensa, as empresas informam que, com as mudanças, vão aumentar o foco no segmento de veículos pesados. Seja como for, o Grupo Iveco revelou que vai bancar o investimento necessário para essa nova fase do projeto. Para isso, prevê desembolsar US$ 35 milhões, além de negociar cerca de 20 milhões de ações da Nikola.
Apesar da previsão de impacto negativo no caixa inicialmente, o Grupo Iveco informa que isso deve ser revertido rapidamente. Portanto, a companhia não alterou sua meta de fluxo de caixa para 2023. Por fim, também promete manter uma quantidade significativa de ações da Nikola.
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