Andamos no Iveco Daily 35-180 Hi-Matic chassi-cabine, que parte de R$ 351 mil, segundo a Fipe. Ou seja, o modelo traz a mesma caixa automática também presente nos carros de luxo de marcas como Lamborghini, Land Rover e Rolls-Royce.
Mas muito mais do que essa referência, o Iveco chama a atenção por causa do chassi de longarinas que leva fama de ser difícil de trincar. Assim, é considerado parrudo. Não por acaso, nesse segmento de chassi-cabine com PBT de 3,5 t, a marca italiana lidera as vendas.
VEJA TAMBÉM
Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2
Volkswagen Caminhões vende 100 unidades do e-Delivery no Brasil
Scania P 280 XT 6x4 é preparado para o negócio pecuário; entenda
Publicidade
Seja como for, para manter a liderança nesse segmento, agora o veículo dispõe de uma caixa automática. Trata-se do câmbio ZF 8 HP, também tão robusto quanto o veículo. Afinal, tem capacidade de 7 t. Dessa forma, a transmissão tem oito velocidades e oito modos de condução. Mas, no dia a dia, sobretudo no trecho urbano, o motorista não vai usar todos os recursos.
A transmissão inteligente é combinada ao motor FPT F1C VGT, que desenvolve potência de 180 cv a 3.500 rpm. E torque de 44 mkgf de 1.600 a 2.900 rpm.
Caixa traz oito inteligências embarcadas
Ao acionar o drive na manopla de câmbio para sair com o veículo, automaticamente o modo Eco é ativado. Ou seja, o mais econômico. Todavia, a Hi-Matic conta com o modo Power Mode para situações que demandam mais potência, como subidas íngremes. Há ainda o Kick Down - basta pressionar o pedal do acelerador até o final e o sistema "entende" que precisa de mais força para realizar uma ultrapassagem, por exemplo.
O utilitário leve ainda conta com o Brake Support Strategy. Em outras palavras, o auxílio de frenagem com redução de marchas, sem a necessidade de o motorista ter que acionar o pedal de freio. O que colabora para o desgaste das pastilhas de freio.
Nesse sentido, há ainda o modo Auto Park Engagement. O sistema de freio de mão automático é acionado quando o motorista destrava o cinto de segurança e tira o pé do freio. Assim, entrando no modo Parking ("P"). Na prática, funciona como um sistema de segurança, caso o condutor esqueça de acionar o freio de mão.
Modos de condução
No congestionamento, o Daily conta com o sistema autônomo de economia de combustível. Assim, reconhece o anda e para do trânsito e coloca o veículo em eficiência energética nessas condições. Já o Creep Mode ajuda a fazer manobras e balizas em vagas apertadas, limitando o torque do veículo a até 800 rpm. Ou seja, sem gastos adicionais de combustível por causa do excesso de pisadas no acelerador.
Do mesmo modo, a última das oito funções do Iveco Daily Hi-Matic automático é a Rocking Maneuver. Limita a velocidades a até 5 km/h, para entrar em manobras com mais segurança.
Na prática
Na nossa aferição utilizamos apenas os modos mais comuns da caixa. Além do Eco, experimentamos o Power Mode na hora de fazer as ultrapassagens e é notória a agilidade que o veículo ganha. O que traz mais segurança ao motorista. O Auto Park Engagement funciona até quando o veículo é desligado em plena descida. E age rapidamente ao tirar o cinto de segurança.
Do mesmo modo, o auxílio de frenagem entra em ação mesmo sem a necessidade de usar qualquer tecla. E é perceptível quando o motorista começa a liberar o pedal do acelerador.
Outro bom atributo na caixa é que a troca de marcha é rápida, chegando a ser imperceptível. Nesse sentido, conforme a Iveco, as trocas ocorrem a 2 milésimos de segundo. A condução também é mais suave, já que não há a necessidade de cambiar. Assim, entrega uma direção mais confortável. A leveza ao conduzir o Daily ainda se deve à suspensão duplo A com barra estabilizadora na dianteira e molas semielípticas na traseira.
O motor é 20 cv mais forte no modelo automático frente ao Daily manual, que tem 160 cv. Assim, colabora para uma condução mais esperta. Todavia, o barulho do motor diesel incomoda. Sobretudo, com o veículo parado. Em marcha, a impressão é que o ruído é mais suavizado. Talvez porque se misture ao barulho do tráfego.
Segurança e uma boa condução
A posição de dirigir mais alta colabora para a segurança do motorista. Afinal, graças à ampla área envidraçada são poucos os pontos cegos do veículo. Além disso, o conforto se reforça com os itens de série, como ar-condicionado digital com saídas de ar bem distribuídas por toda a cabine.
O desenho a bordo em nada se diferencia das demais versões do Daily. A não ser pela manopla do câmbio integrado ao painel. Entre os vários porta-objetos, um nicho sob os assentos dos passageiros conta com 80 litros de capacidade de armazenagem.
Dessa forma, o Iveco Daily traz volante multifuncional com comandos do computador de bordo e do rádio. O painel de instrumentos tem grafismo colorido. Da mesma forma, no centro do painel fica a tela de 3,5 polegadas do multimídia. O sistema, semelhante ao presente nos automóveis, tem espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. Além de permitir que o motorista possa checar os dados de funcionamento do veículo em tempo real.
Na lista de equipamentos de segurança, o veículo conta com sistema de controle de estabilidade ESP, incluindo ABS e EBD, por força de lei. Há ainda o Hill Hold Control que mantém a pressão nos freios por 2 segundos, auxiliando a partida do veículo. Assim como controle de saída em rampa.
Veredito
O Iveco Daily Hi-Matic é uma clara evolução da família. Ou seja, uma opção mais confortável para quem opera no trânsito pesado das grandes cidades, sem a necessidade de fazer trocas de marchas a todo momento. Dessa forma, traz comodidade ao motorista que fica mais focado no tráfego ao redor. Para o frotista é uma forma de equalizar o desempenho dos condutores da frota. Ainda mais levando em conta que motoristas com CNH na categoria B podem conduzir o veículo.
Ficha técnica Iveco Daily Hi-Matic
Aplicação | Urbana e curtas distâncias |
Motor | FPT F1C VGT, de 180 cv a 3.500 rpm e 44 mkgf de 1.600 a 2.900 rpm |
Transmissão | ZF 8HP, automática, 8 marchas |
Entre-eixos (mm) | 3.520 e 3.750 mm |
Suspensão dianteira | Independente do tipo duplo A |
Suspensão traseira | Mola semielíptica |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 2.090/2.110 |
PBT (kg) | 3.500 |
CMT (kg) | 6.500 |
Consumo durante a avaliação | 7,8 km/l |