O Palácio do Planalto, em Brasília (DF), foi palco para a Iveco fazer a primeira aparição do caminhão Hi-Way. O modelo surgiu em versão movida a biometano e gás natural. Assim, a fabricante começa a acelerar com a promessa de trazer a linha a gás ao Brasil.
Seja como for, o caminhão pesado a gás natural estreou no evento de assinatura do decreto do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) para o biometano. E de lançamento do Programa de Redução de Metano.
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Presidente da Iveco para a América Latina, Márcio Querichelli, acredita que o biometano se tornará uma opção de combustível cada vez mais viável aos transportadores. Sobretudo por causa do grande potencial de produção desse tipo de gás no País. "Na Europa, somos líderes no segmento. E, agora, chegou a vez de implementar a tecnologia da Iveco", completa Querichelli.
Presença do Iveco a gás na região
Vale ressaltar que, na América Latina, a marca já comercializou mais de mil veículos a gás. Entre os destaques está o Hi-Way GNC (gás natural comprimido). Modelo equipado com motor FPT Cursor 13, da FPT Industrial. Ademais, há ainda o Hi-Way GNL (Gás Natural Liquefeito). O caminhão também conta com o motor FPT Cursor 13. Dessa forma, ambos os caminhões devem estrear no Brasil em breve.
Mas segundo fontes de dentro da Iveco, a marca ainda estuda trazer a tecnologia a gás no caminhão S-Way. O modelo é o mais topo de linha da marca. E comercializado na Europa. Por aqui, estima-se que o S-Way seja lançado na Fenatran. Evento marcado para ocorrer em novembro deste ano. Porém, inicialmente, o topo de linha da Iveco chegaria com motor diesel. Assim, atendendo a norma P8 (Euro 6).
Testes com clientes
Seja como for, a Iveco começou a produzir uma pré-série do caminhão a gás. Conforme divulgado pelo Estradão. Estima-se que sejam 20 unidades. E estão sendo fabricadas em Sete Lagoas (MG). O diretor de marketing e portfólio de produtos da Iveco, Bernardo Brandão destaca que no segundo trimestre a fabricante dará início a operação assistida em clientes-chave.
Assim, consolidar o desenvolvimento do produto movido a biometano e gás natural. Criado especificamente para atender as principais operações de transporte de cargas realizadas no País. "Esse é um importante passo para o nosso programa Brasil Natural Power. O programa conta com diversos parceiros estratégicos para, juntos, desenvolvermos o gás natural. E, principalmente, o biometano como um combustível operacionalmente competitivo para o transportador", explica Brandão.
Todavia, entre as empresas que integrarão o projeto-piloto, estão os grupos Rodonaves e Movah. Eles que já investem em caminhões elétricos.