Notícias

Freightliner testa caminhões elétricos em operações reais

A Freightliner, divisão de caminhões do Grupo Daimler nos EUA, iniciou os testes dos elétricos eCascadia e eM2 106 em condições reais de uso com clientes

Redação

11 de mar, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Daimler foca na eletrificação com caminhões Freightliner
Crédito:Daimler Trucks/Divulgação
Daimler foca na eletrificação com caminhões Freightliner

A Freightliner, divisão de caminhões do Grupo Daimler nos EUA, iniciou os testes de modelos elétricos no país. A frota, composta por seis unidades do eCascadia e duas do eM2 106 será avaliada por clientes em condições reais de uso.

A ação foi batizada de Customer Experience (experiência do consumidor, em tradução livre). Os oito caminhões atuarão em operações de médio porte.



Durante 22 meses, 14 clientes da marca de diferentes setores testarão os caminhões elétricos. O grupo é formado por alguns dos maiores frotistas dos EUA. Juntas, essas empresas têm mais de 150 mil caminhões, entre médios e pesados.


Publicidade

A frota da Customer Experience se une aos 30 Freightliner eTrucks que estão em testes desde 2018. Recentemente esses caminhões (em conjunto) ultrapassaram a marca de 160 mil quilômetros rodados.

A Freightliner Trucks coloca mais caminhões elétricos em testes com clientes nos Estados Unidos

O lançamento comercial do Freightliner eCascadia e do eM2 106 está marcado para o fim de 2021. Ao menos por ora, a previsão é que os dois modelos sejam vendidos apenas no mercado norte-americano.


Freightliner eCascadia e eM2

A versão eCascadia é baseada no Cascadia, caminhão mais vendido da Freightiiner nos EUA. O cavalo-mecânico, direcionado a operações de longa distância, tem peso bruto total combinado (PBTC) de 80.000 lb, equivalentes a 36 toneladas.

O elétrico eCascadia será oferecido com várias opções de potência. A mais alta será equivalente a 730 cv. As baterias de 550 Kwh garantem autonomia de até 250 milhas (equivalentes a 400 km), de acordo com informações da Freightiiner.

É possível recarregar até 80% da capacidade da bateria em cerca de 90 minutos. Isso permite que o caminhão tenha autonomia de 200 milhas ou 320 km. Por isso o modelo elétrico tem vocação para operações regionais de distribuição.


O Freightliner eM2 terá cerca de 480 cv de potência. O modelo é focado em operações de distribuição local e serviços de entrega. Seu PBTC é de 26.000 lb ou 12 toneladas.

As baterias têm 325 Kwh de capacidade, o que se traduz em autonomia de 230 milhas, ou 370 km. Para repor 80% de carga é preciso deixar o caminhão conectado ao carregador por uma hora. Isso garante 184 milhas (280 km) de autonomia.

Caminhões elétricos da Daimler

O lançamento dos Freightliner eCascadia e eM2 faz parte da estratégia global da Daimler Trucks rumo a eletrificação. A atual linha de veículos elétricos de transporte do grupo alemão é formada pelos Mercedes-Benz eActros e eEconic, além do ônibus eCitaro na Europa.


O eCanter, da marca Fuso, foca mercados na Ásia, Europa e América do Norte. Há ainda o eC2 Jouley da Thomas Built. O ônibus para transporte escolar é um dos campeões de vendas do segmento no Canadá.

Deixe sua opinião