A FPT Industrial apresentou na Fenatran 2022 a sua nova divisão ePowertrain, com soluções em produtos com zero emissão de carbono. Dessa forma, a empresa passa a ofertar os eixos elétricos eAxles, bem como módulos de transferência de potência ("central drives"), baterias modulares e sistemas de gerenciamento de baterias ("BMS").
Além disso, o destaque da marca na feira é o XC13, seu primeiro motor de plataforma multicombustível. A FPT Industrial também apresenta a gama de produtos de baixa emissão, como a nova versão do motor N67 a gás e o Original Reman, uma solução de remanufatura. Por fim, a fabricante mostra a nova geração de propulsores das séries F1, NEF e Cursor, todos atualizados para o Proconve P8.
LEIA TAMBÉM
Ford leva Transit com versões automática, chassi e elétrica à Fenatran
Publicidade
Divisão com foco no carbono neutro
A nova fábrica de e-Powertrain da FPT Industrial é a primeira do Iveco Group totalmente livre de carbono. Assim, atinge as metas ao compensar as emissões de CO2 com a utilização de energia de fontes renováveis e créditos de carbono.
Com uma área total de 15.000 m², tem três linhas de produção dedicadas à montagem de pacotes de baterias. Bem como de Central Drives e produção de eAxles para veículos comerciais pesados (HCVs). De acordo com a FPT, a unidade produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 módulos de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro-ônibus e ônibus.
XC13: motor de plataforma multicombustível
Do diesel ao gás natural, incluindo o biometano, hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor foi concebido em várias versões para padronizar componentes e promover fácil integração no veículo. Dessa forma, a versão movida a diesel oferece 600 cv de potência, e é, portanto, 5% mais potente e tem 14% mais torque na comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões Euro 6. Por isso, o XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2.
Motores Euro 6
A nova geração FPT Euro 6 das Séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT). Segundo a FPT, traz mais robustez e economia, com soluções como o sistema de pós-tratamento HI-eSCR.
Seja como for, Em comparação a legislaçãoi atual, o P8 traz reduções de emissões. Sendo70% HC (hidrocarbonetos não queimados), 50% redução de MP (material particulado) e 80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).
Motor a gás para veículos comerciais
Na área de gás natural e biometano, o novo motor FPT N67 NG para veículos comerciais amplia a gama de motores de combustão interna da FPT Industrial. Assim, ele já equipa no Brasil o New Holland T6 Methane Power. Trata-se do primeiro trator do mundo movido a biometano. Ele também está disponível para aplicações rodoviárias para caminhões e ônibus.
O propulsor entrega o mesmo desempenho de um equivalente diesel. Além de ser compatível com GNL, GNV e biometano. Ele alcança até 280 cv de potência.
FPT destaca remanufatura de motores
Durante a Fenatran, o transportador poderá conhecer também a sustentabilidade e os benefícios do Original Reman, disponível para comerciais leves, caminhões e ônibus. A remanufatura dos motores FPT F1A, F1C, N67 e Cursor 13 entrega desempenho e consumo de motor novo, com menores custos.
O processo certificado pela FPT, com garantia de um ano, aumenta a vida útil dos motores. Com desempenho e consumo de motor novo, o Original Reman realiza a atualização de componentes, proporciona redução do cusrtos de operação e garante a disponibilidade do veículo.