A maior fabricante de caminhões da China, a Foton Motor, alcançou neste mês a marca de um milhão de veículos exportados. De acordo com a montadora, esse volume refere-se aos modelos produzidos em suas fábricas chinesas. Ao todo, a companhia opera 23 linhas de produção na país asiático, responsáveis pela fabricação de caminhões de diferentes portes, além de minicaminhões, vans, ônibus e picapes, com motores a diesel, gasolina, híbridos, elétricos e a hidrogênio.
- VEJA MAIS:
- Hilux Stout: como é a picape da Toyota voltada ao trabalho
- Furgão elétrico Fiat E-Ducato com alcance ampliado entra em produção
- VW Delivery ganha pacote com mais itens para a cabine; veja quais
“O marco de 1 milhão de unidades exportadas é o resultado da nossa grande capacidade produtiva e do sucesso da expansão global da Foton”, diz Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil.
Publicidade
Os veículos da Foton produzidos na China chegam ao Brasil pelo porto de Itajaí (SC). Nesse local, a empresa também possui um centro de distribuição de peças de reposição para as concessionárias brasileiras da marca. Os produtos da fabricante disponíveis no mercado brasileiro são os caminhões semileves Aumark S 314, Aumark S 715, Aumark S 916, Aumark S 1217 e o caminhão elétrico iBlue.
Foton prepara mais lançamentos para o Brasil
O diretor da fabricante no Brasil anunciou que, em 2025, a empresa iniciará no País as vendas da picape híbrida Tunland, além do minicaminhão Wonder e do caminhão semipesado Auman 17T. "Nosso objetivo é, em um futuro próximo, ter um portfólio completo no País, de picapes a caminhões pesados, com cada vez mais produtos movidos com energia limpa”, antecipou Lu.
O caminhão pesado mencionado pelo executivo é o Auman Galaxy. Conforme apurou o Estradão, o modelo deve desembarcar no Brasil em meados de 2026. Porém, a princípio, o veículo será apenas avaliado no País, já que sua comercialização depende da expansão da rede de concessionárias da marca no País. Atualmente, a Foton possui 39 revendas no território brasileiro.