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Caminhão a gás da Foton terá preço de cerca de R$ 80 mil

A Foton iniciou os testes no Brasil do TM 2.8, caminhão a gás semi-leve com motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina que pode rodar também com GNV, e será lançado no segundo semestre e terá preço em torno dos R$ 80 mil.

Foton testa caminhão semileve a gás
Crédito: Foton Aumark/Divulgação

A Foton iniciou os testes no Brasil do TM 2.8, um caminhão a gás semi-leve. A iniciativa está sendo feita em parceria com a Coopercarga. O VUC tem motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina que pode rodar também com GNV. O modelo será lançado no País no segundo semestre com preço em torno dos R$ 80 mil.

A empresa não divulgou os preços sugeridos do modelo. Mas o CEO da Foton no Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, diz que o preço do TM 2.8 será menor que o do Hyundai HR, cuja tabela parte de R$ 81.990. Classificado como caminhonete, o modelo pode ser guiado por quem tem carteira de habilitação de categoria “B”.



O VUC da marca sul-coreana é produzido na fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO). O TM 2.8, por sua vez, é importado da China. O Hyundai HR tem motor 2.5 a diesel de 130 cv de potência. O 1.5 a gasolina do Foton gera 112 cv. As informações são das respectivas fabricantes.

Caminhão a gás da Foton tem PBT de 2,8 toneladas

A Foton vai oferecer o TM 2.8 com kit gás fornecido pela convertedora ConvergasO sistema, que pesa cerca de 170 kg,  inclui dois cilindros com capacidade total de 30m³ de gás. A marca informa que manterá todas as garantias do modelo, inclusive para a conversão.

O TM 2.8 pode rodar até 280 km apenas com GNV, de acordo com informações da empresa. O semi-leve é direcionado às operações urbanas. O 2.8 do nome do modelo refere-se ao Peso Bruto total (PBT), que é de 2.795 kg.

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Com tara de 1.007 kg, o Foton TM 2.8 tem capacidade para 1.788 kg de carga útil. O caminhão pode receber carroceria com 3 metros de comprimento por 1,5 m de largura. “O modelo é ideal para utilização em vários segmentos como implementos do tipo baú e carga seca”, diz o diretor de desenvolvimento de produtos da Foton do Brasil, Eustáquio Sirolli.

O Foton TM 2.8 vem de série com itens como ar condicionado, vidros elétricos, travamento remoto das portas e rádio com entrada USB. Suspensão dianteira com braços oscilantes e defletor de ar no teto também vêm de fábrica.

Foton a gás está em testes em São Paulo

O Foton TM 2.8 está sendo testado pela Coopercarga, uma das maiores cooperativas de carga do País. O modelo vem sendo utilizado nas operações de transporte para o Carrefour em São Paulo. A previsão é de que o caminhão semi-leve rode cerca de 5 mil km por mês.

Em cada viagem o caminhão levará aproximadamente 800 kg de carga. O cronograma de testes prevê a realização de dois ciclos de viagens por dia, de segunda à sexta-feira. A meta é transportar 35 toneladas de produtos em 30 dias.

Essa unidade será operada pela Ecomoby. Segundo informações da Foton, trata-se de uma “transportadora especializada na utilização de combustíveis alternativos ao diesel”.

Foton trará 100 unidades do caminhão a gás

Até o fim do ano a Foton pretende trazer 100 unidades do TM 2.8 ao Brasil. “Começamos com importação e à medida que o volume crescer temos estrutura pronta para a nacionalização do novo modelo”, diz o diretor industrial, de engenharia e desenvolvimento da empresa, Leandro Gedanken.

A Foton oferece no Brasil caminhões leves das linhas Minitruck e Citytruck, de 3,5 a 10 toneladas. O dois modelos são montados em Guaíba (RS), em parceria com a Gefco. Todos têm garantia de três anos ou 100 mil km.

A rede de concessionárias da marca tem 30 pontos no Brasil. A empresa também promete lançar em breve um modelo com PBT de 11 toneladas.

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