A Ford anunciou nesta semana que vai produzir o Transit no Uruguai para atender os países da América do Sul, inclusive o Brasil. O caminhão semileve da marca norte-americana será montado em parceria com a Nordex, empresa do grupo Antelo. Para isso, as companhias fizeram investimento de US$ 50 milhões e vão criar 200 empregos diretos e indiretos. A Nordex é veterana no mercado uruguaio, com a produção de caminhões pesados e automóveis.
O caminhão foi vendido por aqui entre 2008 e 2014, mas era importado da Turquia. Uma das vantagens em montar no país latino americano é que a maior parte dos componentes pode ser importada, já que o Uruguai tem leis e tarifas mais brandas para importação que o Brasil.
Em comunicado, a Ford informou que a iniciativa demonstra a importância da América do Sul para a marca norte-americana. A empresa acredita que a produção do Transit no Uruguai vai fortalecer sua competitividade no segmento onde o modelo disputa.
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Enquanto a montadora tenta posicionar seu modelo na América do Sul, as vendas do Transit na Europa se sobressaem. No ano passado foi o veículo comercial mais vendido no velho continente. Nos Estados Unidos, onde estreou em 2014, é líder do segmento, conforme informações da própria Ford. No mundo já foram vendidos mais de 10 milhões de unidades.
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Fábrica de caminhões da Ford
Vale relembrar que a Ford está fora do mercado de caminhões brasileiro desde o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, em 2019. Na unidade fabril, a empresa produzia os modelos Ford Cargo, além da F-350 e F-4000. Esses últimos foram grandes ícones de vendas da marca durante décadas no Brasil.
Na semana passada, a montadora concluiu a venda da fábrica para a Construtora São José, especializada em empreendimentos logísticos. Com isso, dissipou-se qualquer chance de alguma outra marca de veículos dar continuidade na produção de caminhões no local. No ano passado, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo CAOA mostrou intenção de compra mas acabou não oficializando o negócio.