A Ford aposta na E-Transit a células a combustível como uma opção viável para o transporte de longa distância. Assim, deu início, no Reino Unido, a testes com uma frota de oito modelos do tipo. Vale lembrar que esses veículos têm motores elétricos. A célula a hidrogênio serve como geradora de energia. Portanto, alimenta o motor elétrico do carro.
Conforme a Ford, os testes com a E-Transit Fuel Cell serão feitos até 2025. Dessa forma, vai ser possível mensurar o custo total de propriedade. Bem como de operação. Afinal, como a tecnologia é muito nova, ainda é cara. Além disso, não há uma rede consolidada de reabastecimento de hidrogênio para veículos nem mesmo na Europa.
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Dessa forma, o projeto prevê mapear os locais onde é possível reabastecer. O projeto, portanto, também visa avaliar a infraestrutura necessária para as operações de longa distância. Assim como a possibilidade de reciclagem de componentes do veículo que chegarem ao fim da vida útil.
Como funciona a E-Transit a hidrogênio
Segundo a Ford a tecnologia a hidrogênio da E-Transit tem potencial para equipar veículos comerciais maiores. Bem como operações que requerem grande autonomia. Assim, vai ser possível validar o sistema para uso em veículos grandes num futuro próximo.
Para testar o funcionamento da E-Transit com células a hidrogênio, a Ford se uniu a outras empresas. Conforme a marca, todas são referências em tecnologia automotiva. O Advanced Propulsion Centre banca parte do projeto. Trata-se do órgão do governo britânico responsável por apoiar novas formas de propulsão mais limpa.
Aliás, como a célula a combustível gera eletricidade por meio de uma reação química, não há combustão. Portanto, água pura é o único produto resultante do processo. Além disso, o reabastecimento leva menos tempo que a recarga de baterias de elétricos convencionais. E o carro deve atrair empresas que têm equipamentos como baús refrigerados, por exemplo.
E-Transit no Brasil
Conforme a Ford, as pesquisas com células a combustível começaram na década de 1990. Desde então, a marca desenvolve protótipos do sistema. Para avaliar os veículos a empresa conta com a parceira de vários frotistas. Seja como for, a primeira E-Transit com o sistema foi apresentada em 2021.
Por enquanto, não há previsão da vinda da E-Transit a célula a combustível ao Brasil. Aqui, a marca iniciou os testes da versão elétrica por grandes frotistas. Segundo a marca, a ideia é avaliar o comportamento do modelo em operações reais. A empresa já oferece o modelo com motor a diesel em opções como van de carga e transporte de passageiros. Assim como chassi-cabine.
Seja como for, a Ford Transit foi a van mais vendida na Europa e América do Norte em 2022. Além disso, a linha completou oito anos no topo de vendas da Europa e sete na América do Norte. Ou seja, a primeira posição é defendida pelo modelo desde o seu lançamento, em 2015.
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