Redação:

Ford e Volkswagen farão vans e utilitários conjuntamente

Ford e Volkswagen mantém o acordo de desenvolvimento conjunto de vans e furgões, além de veículos elétricos e sistemas de condução autônoma

Ford e Volkswagen se unem para desenvolver vans e utilitários
Crédito: VW-Ford/Divulgação

Ford e Volkswagen anunciaram um novo avanço no Projeto Ciclone. Esse é o nome da parceria das duas empresas na área de veículos utilitários nos Estados Unidos e na Alemanha. A Ford desenvolverá e fabricará a próxima geração de sua linha Transit e também da VW Transporter. As informações são do site Autoblog da Argentina

Na Argentina, a parte industrial do Projeto Cyclone foi interrompida em abril. A Volkswagen desistiu de produzir a próxima geração da picape Amarok na fábrica da Ford no país vizinho.

Já a Ford divulgou comunicado informando que “os planos para a Ranger na América do Sul não mudaram.” A nova geração da picape média deve ser lançada em 2022. A fabricante norte-americana também informou que não comenta “negócios de outras empresas”, referindo-se à VW.

LEIA TAMBÉM: PL prevê que caminhoneiros fiquem 90 dias sem pagar dívidas

Nas demais regiões do planeta, como Estados Unidos e Alemanha, a parceria continua a todo vapor. O acordo não se limita às picape médias. Por isso as duas empresas confirmaram a continuidade do desenvolvimento de outros tipos de veículos utilitários.

Na prática, a próxima geração da VW Transporter será desenvolvida pela Ford. O modelo tem versões como vans para passageiros e furgões de carga.

Já a plataforma do Volkswagen Caddy dará orgiem à linha Ford Connect. Trata-se de veículos utilitários de pequeno porte, focados em operações urbanas.

Volkswagen desistiu de produzir a próxima geração da picape Amarok na fábrica da Ford na Argentina

Ford e Volkswagen são parceiras em elétricos e autônomos

Para o desenvolvimento de veículos elétricos, a Volkswagen cederá à Ford a MEB Platform (Modular Electric Toolkit). O grupo alemão já utiliza essa plataforma em modelos como o Volkswagen ID, o Audi e-Tron e o Skoda eNyak.

Ford e Volkswagen também irão fazer novos investimentos na Argo AI. A empresa é especializada no desenvolvimento de tecnologia autônoma. A Ford já investiu US$ 1 bilhão na companhia. Em julho de 2019, a VW injetou outros US$ 2,6 bilhões na Aro AI, que ainda depende d aprovação regulatória.

Notícias relacionadas