Andrea Ramos

18.01.2020 | 10:00 Atualizado: 17.01.2020 | 12:20

FlowBelow é a moda que economiza combustível

O FlowBelow, um kit aerodinâmico para caminhão, ganhou tanto adeptos nos Estados Unidos, que a Volvo Trucks venderá o kit de fábrica, a partir de março

Volvo Trucks começa a vender o FlowBelow Aerokit
Crédito: Volvo Trucks/Divulgação

A Volvo Trucks apresentou nos Estados Unidos o FlowBelow Tractor AeroKit. Um kit de coberturas de rodas e de carenagens projetados para melhorar a aerodinâmica e a reduzir o consumo de combustível.

A partir de março, quem comprar o caminhão VNL ou VNR da marca terá a opção de instalar o kit de fábrica.

A moda do FlowBelow acontece há algum tempo nos Estados Unidos. Além de deixar o caminhão estiloso, tem a vantagem de trazer melhorias aerodinâmicas. Com isso, muitos motoristas e transportadores norte-americanos estão instalando o kit nas revendedoras de equipamentos para caminhões.



As marcas Volvo, Freightliner e International oferecem o kit de fábrica

 

Isso chamou a atenção de marcas como a Volvo. Além dela, outras fabricantes oferecem de fábrica o kit, como a Freightliner, marca de caminhões do Grupo Daimler Trucks, e a International Trucks.

O pacote FlowBelow é uma opção aerodinâmica aprimorada. Ele pode proporcionar até 2,2% de redução de consumo de combustível .

“Com o FlowBelow a aerodinâmica tem um impacto significativo na redução de consumo de combustível. E isso ajuda os nossos clientes a serem mais lucrativos”, disse o gerente de marketing de produtos da Volvo Trucks North America, Allison Athey.

O Kit FlowBelow

O FlowBelow AeroKit da Volvo Trucks consiste em um kit de tampas que cobrem as rodas do caminhão. Uma carenagem que fica no espaço entre as rodas e uma carenagem traseira, antes de chegar no implemento. Essas tampas foram projetadas para minimizar a turbulência e reduzir o fluxo de ar ao redor das rodas. O formato dessas tampas ajuda a gerenciar melhor o ar que circula ao redor do caminhão em movimento.

Essas peças trabalham juntas para manter o controle do fluxo de ar, de ponta a ponta. O ar circula pela lateral do caminhão, evitando entrar pelas laterais. Com isso, o ar é “jogado” para fora quando atinge a parte traseira do veículo.

O kit pode ser oferecido em várias cores, mas nas rodas somente branco, preto e cromo

 

De acordo com o presidente da marca FlowBelow Aero Inc, Josh Butler, caminhões que viajam acima de 65 km/h, o FlowBelow é eficaz porque reduz a resistência. Isso significa que o caminhão não precisa desenvolver tanta potência para mover o veículo e, por sua vez, economiza combustível.

“Os caminhões rodoviário são impactados pela turbulência e arrasto por causa do tamanho e da velocidade em que viajam pela estrada. O FlowBelow Tractor AeroKit diminui significativamente a impacto desses fatores ”, disse o presidente e fundador da FlowBelow Aero Inc, Josh Butler.

Transportadores nos Estados Unidos já chegaram a reduzir 2,23% de consumo de combustível usando o kit completo, de acordo com a FlowBelow Aero Inc.

 

De acordo com o executivo a empresa produz e monta o kit levando em consideração as especificações de todas as marcas.

Eficiência e estilo reunidos

O FlowBelow Tractor AeroKit está disponível em preto, branco e cromo para as tampas das rodas e na cor que o cliente quiser para as carenagens.

As tampas e as carenagens das rodas são flexíveis para suportar às condições da estrada como detritos e contaminantes.

A Volvo Trucks começará a oferecer tampas e carenagens FlowBelow instaladas de fábrica nos caminhões VNL e VNR . O kit pode ser vendido separadamente ou completo.

Notícias relacionadas