DAF CF Electric começa a ser vendido depois de percorrer 150 mil km na Europa

O caminhão DAF CF Electric percorreu distância equivalente a quase quatro voltas ao redor do mundo em testes para comprovar que está apto para entrar no mercado

DAF CF Electric é vendido na Europa
Crédito: DAF/Divulgação

Seis caminhões DAF CF Electric foram entregues a clientes europeus há um ano. Com isso, a fabricante acumulou experiência. Essa expertise resultou em uma versão melhorada. Com uma nova geração de software e um novo painel.

Graças a esses veículos que rodaram 150 mil km por meses em operações de clientes, a DAF aprimorou a tecnologia. Além disso, ela também demonstrou que o caminhão elétrico tem a mesma desenvoltura de um modelo a combustão.



Com isso, o DAF CF Electric conquistou ano passado uma premiação para soluções sustentáveis voltadas à caminhões na Holanda. O prêmio foi dado pela implantação de tecnologias emergentes e promissoras para uma logística sustentável e inovadora na Europa.

DAF CF Electric começa a ser vendido em números limitados

O DAF CF Electric evoluiu durante o período de testes e ganhou nova versão, pronta para atender o mercado

 

Com isso, a DAF começou a vender na Europa o CF Electric ainda em quantidade limitada. Sem detalhar os números, executivos da DAF adiantaram que as vendas crescerão gradativamente.  A DAF quer estruturar a rede de serviços para os caminhões elétricos.

“Iniciamos a produção de maneira controlada. Simultaneamente, vamos construir nossa rede de serviços, passo a passo”, disse o membro do conselho de administração e responsável por marketing e vendas da DAF, Richard Zink.

O cavalo mecânico CF Electric está disponível para clientes na Holanda, Bélgica e em parte da Alemanha. “Dependendo da infraestrutura local de carregamento da bateria e de pós-venda, a comercialização em outras regiões da Europa será considerada”, completa Zink.

DAF CF Electric: um case de negócio

O uso do CF Electric ajudou os clientes a entender, na prática, o que significa ter um caminhão elétrico no dia a dia. Nas primeiras semanas, o caminhão rodava apenas com uma carga, que fornece autonomia para 100 km. Agora, alguns operadores de transporte já rodam cerca de 250 quilômetros por dia com o veículo, ao entender como fazer recargas intermediárias durante o período de uso.

“A capacidade de carregar rapidamente as baterias, com o equipamento correto, totalmente carregado em pouco mais de 30 minutos, significa que quilômetros adicionais estarão disponíveis rapidamente, caso necessário”, comentou o executivo da DAF.

Planejar o percurso e dirigir um caminhão elétrico requer uma mentalidade diferente. “É preciso garantir que a rota se encaixe no caminhão, e não o contrário. Além disso, para otimizar o uso do veículo, é importante carregar as baterias durante a carga e a descarga de mercadoria. Levando essas duas questões em consideração, o caminhão elétrico poderá ser uma ótima alternativa para a distribuição urbana”, afirma a co-diretora da Tinie Manders Transport, Eveline Manders. “O CF Electric é tão confiável quanto qualquer outro caminhão DAF”, completa.

Os clientes da DAF, como Jumbo, Simon Loos e Tinie Manders Transport, da Holanda, e Rhenus Group, da Alemanha, têm o CF Electric em suas frotas. Na Tinie Manders, o caminhão elétrico é usado com muita intensidade. O caminhão trator já percorreu mais de 30 mil quilômetros e circula sete dias por semana, 18 horas por dia. A maioria das rotas consiste em viagens curtas na região de Eindhoven.

Clientes já estão comprando o cavalo mecânico que se mostrou confiável

 

Recentemente, a DAF e o VDL Groep anunciaram que quatro caminhões de coleta de lixo CF Electric de três eixos entrarão em operação para a coleta de produtos residuais nas áreas urbanas da Holanda.

Sobre o DAF CF Electric

O DAF CF Electric é um cavalo mecânico 4×2 totalmente elétrico. Ele foi desenvolvido para aplicações de distribuição em áreas urbanas com reboques de eixo único ou duplo e PBTC de até 37 toneladas. O caminhão opera totalmente elétrico, graças à E-Power Technology da VDL. O trem de força é composto pelo motor elétrico de 210 kW ou 284 cv. Ele recebe sua energia de uma bateria de íons de lítio com capacidade total de 170 kWh. O CF elétrico tem um alcance de aproximadamente 100 quilômetros, tornando-o adequado para o transporte de grandes volumes dentro da distribuição urbana. Seu torque é de 204 mkgf.



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