A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) atingiu um marco expressivo no desenvolvimento de sua linha de veículos elétricos no Brasil. Os modelos da marca percorreram 3 milhões de quilômetros em testes, o equivalente a 75 voltas ao redor da Terra. De acordo com a fabricante, o número inclui avaliações em pistas fechadas, vias públicas e operações com clientes.
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Segundo a empresa, os ensaios envolvem mais de 50 procedimentos que analisam características como consumo de energia elétrica, resistência de componentes e desempenho em diferentes condições de uso. Além disso, os protótipos passam por mais de 300 etapas de validação antes de entrarem em produção. A contagem da quilometragem em testes começou em 2021, ano em que a VWCO lançou o caminhão elétrico e-Delivery no mercado brasileiro. Atualmente, o modelo está na segunda geração.
“Desenvolvemos um grande expertise em eletromobilidade como pioneiros na América Latina. É nosso compromisso a qualidade e eficiência de cada veículo que sai da nossa fábrica. Para garantir que os resultados superem as expectativas dos clientes, contamos com um time multidisciplinar dedicado e parceiros especializados”, destaca Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

A VWCO também desenvolveu no Brasil o e-Volksbus. O modelo, lançado recentemente, é o primeiro ônibus totalmente elétrico projetado pela montadora. O veículo utiliza a mesma plataforma modular aplicada no e-Delivery. De acordo com a montadora, essa base permite adaptações para diferentes aplicações.
Elétricos reduzem emissões
Conforme estimativas da VWCO, os modelos elétricos da marca em operação na América Latina evitam a emissão de aproximadamente 15 mil toneladas de dióxido de carbono por ano, em comparação com veículos equivalentes a diesel.
A montadora encerrou 2024 na liderança do mercado brasileiro de veículos de carga com motorização elétrica, embora esse segmento ainda represente uma parte reduzida da frota de veículos comerciais em circulação no País. Segundo dados da Fenabrave, a VWCO emplacou 236 caminhões elétricos no Brasil no ano passado.