Notícias

DAF XF, XG e XG⁺ ganham prêmio de Caminhão do Ano na Europa

DAF foi eleito por um júri composto por 24 jornalistas europeus especializados no setor de transporte rodoviário de carga

Redação

24 de nov, 2021 · 4 minutos de leitura.

DAF XF, XG e XG⁺ ganham prêmios na Europa" >
DAF XF, XG e XG⁺ ganham prêmios na Europa
Crédito:DAF/Divulgação
DAF XF, XG e XG⁺ ganham prêmios na Europa

A DAF ganhou o International Truck of The Year 2022. A premiação foi para a nova geração de caminhões das linhas XF, XG e XG?. Segundo o júri, esses modelos se destacaram pela eficiência e segurança. Bem como pelo conforto, sobretudo por causa do amplo espaço na cabine. O grupo de jurados tem 24 jornalistas especializados da Europa. Dessa forma, a premiação é uma das importantes do setor de transporte do continente.

Leia também: Van elétrica da JAC lembra Sprinter e ter torque de caminhão

Você também vai gostar de


A premiação da DAF ocorreu durante a Solutranas, exposição do segmento de transportes em Lyon, na França. Participam caminhões lançados nos últimos 12 meses que trazem contribuições relevantes para a melhoria do transporte rodoviário de carga. Ou seja, vários aspectos entram na avaliação. Por exemplo: inovação tecnológica, conforto, segurança, e dirigibilidade. Também são analisados o consumo de combustível e o custo total de propriedade (TCO).

"A DAF é a primeira fabricante a lançar uma geração de caminhões desenvolvida com base nas novas leis europeias. Portanto, traz cabine e componentes inovadores", diz o presidente do júri do prêmio de Caminhão Internacional do Ano 2022, Gianenrico Griffini. Nesse sentido, XF, XG e XG? têm para-brisa maior e com formato curvo. Além de janelas com linha de cintura baixa, entre outras atualizações. De acordo com o júri do prêmio, isso garante melhor visibilidade e, portanto, maior segurança.

DAF XF a hidrogênio é destaque

Nesse sentido, colabora o sistema de câmeras, que substitui os espelhos retrovisores convencionais. O prêmio foi entregue ao presidente da DAF Trucks, Harry Wolters. Ele dedicou o reconhecimento aos mais de 12 mil colaboradores da empresa no mundo todo. Segundo ele, a nova geração XF, XG e XG? representa o maior projeto de inovação nos mais de 90 anos de história da companhia.

A DAF também recebeu o 2022 Truck Innovation Award. O prêmio de inovação foi concedido ao XF H2, movido a célula a combustível. "Esse prêmio ressalta nossa filosofia de explorar o conjunto completo de tecnologias rumo à descarbonização do transporte", diz o diretor-executivo de desenvolvimento de produtos da DAF, Ron Borsboom. De acordo com ele, essa tecnologia pode se tornar interessante num futuro próximo.