A DAF acaba de lançar uma nova versão de seu caminhão XF. Batizada de Off-Road, a novidade pode ser vista na Agrishow, maior feira do setor de agronegócio, que termina nesta sexta-feira (5) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O DAF XF Off Road é destinados a operações mistas e no fora de estrada. Assim, foca o transporte de cana de açúcar, madeira e cargas indivisíveis, por exemplo.
Para isso, o novo caminhão é oferecido com duas opções de motor. A de entrada gera potência de 480 cv e torque entre 240 mkgf e 255 mkgf. Na de topo, são 530 cv e de 255 mkgf a 265 mkgf. Ou seja, o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de até 91 toneladas. Portanto, o cavalo mecânico com tração 6x4 pode operar com implementos do tipo bitrem de até 11 eixos.
Assim, o modelo mais potente é ideal para o transporte de cana-de-açúcar da plantação para as usinas, por exemplo. Por sua vez, o como motor de 480 cv pode ser utilizado nas demais operações pesadas. Nesse sentido, em todas as versões a capacidade máxima de tração (CMT) é de 150 t. Além disso, a suspensão traseira tem capacidade de suportar 26 t.
Publicidade
Leia mais
Multas federais podem ser pagas via Pix, cartão de crédito ou boleto
Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Contran libera transformar rodotrem de 9 eixos em super rodotrem de 11 eixos
Da mesma forma, para atender as demandas de operações super pesadas, o DAF XF Off Road tem freio motor com três estágios e potência de até 490 cv. Portanto, é a mesma capacidade dos modelos da linha rodoviária da marca. Conforme a DAF, a central eletrônica de processamento também evoluiu. Outra virtude é a oferta de relações do diferencial, que pode ser de 4,12:1, 4,55:1, 5,41:1 e 6,18:1.
Completa o trem de força o câmbio ZF TraXon automatizado Overdrive de 12 velocidades. De acordo com a marca, o sistema de gerenciamento eletrônico está integrado ao CC. Ou seja, o controle de velocidade de cruzeiro preditivo. Na prática, o caminhão "sabe" qual é a topografia da pista com cerca de 2 km de antecedência.
Na cabine, o novo DAF XF Off Road tem o mesmo nível de acabamento das versões rodoviárias. Nesse sentido, todos os comandos ficam próximos do motorista. Além disso, os revestimentos são feitos de material de fácil limpeza e há mimos como a geladeira com 42 litros de capacidade.
Ford mostra Transit chassi na Agrishow
A Ford também levou novidades à Agrishow. As principais são as picapes F-150 e Ranger, apresentada pela primeira vez ao público brasileiro. Há ainda a Transit Chassi Cabine, versão que completa a gama de veículos comerciais da empresa no País. Conforme o presidente da Ford para a América do Sul, Daniel Justo, o modelo vai ser lançado no segundo semestre.
Segundo o executivo, a nova versão vai disputar compradores em um dos segmento mais importantes, que representa cerca de 30% das vendas. Para isso, a Treansit Chassi Cabine vai ter versões para atender quem busca um modelo com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas a 4,6 t, conforme o implemento. Aliás, a marca informa que está finalizando parcerias com implementadoras.
Assim, o objetivo e concorrer em segmentos como baú, guincho, frigorífico e carga seca. Por fim, a nova Ranger também estreia no Brasil no segundo semestre. Por ora, a versão apresentada é a de topo da linha, Limited. Confira o vídeo abaixo:
O Estradão está no Instagram. Confira!