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Nova geração do DAF CF chega mais moderna e com opção 8x2

DAF CF sobe a régua com caminhões mais completos e tecnológicos no segmento de entrada dos pesados. Além disso, estão 15% mais econômicos

Andrea Ramos

11 de mar, 2021 · 14 minutos de leitura.

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Lançamento DAF CF
Lançamento DAF CF
Crédito:DAF/Divulgação
Lançamento DAF CF

A nova geração da família de caminhões pesados DAF CF mudou e cresceu. Há agora uma opção de um rígido com tração 8x2 que inaugura um segmento de atuação para a marca holandesa no País. Por  compartilhar muitos componentes e sistemas do irmão maior XF, a nova linha também está mais moderna e tecnológica. Mas mantém o motor e caixa iguais às do XF. Ou seja, propulsor Paccar e câmbio ZF TraXon de 12 marchas.

A nova geração da DAF Caminhões ostenta as versões trator 4x2 e 6x2, com 410 cv e 450 cv. O fora de estrada, também cavalo, na configuração 6x4 e motor de 480 cv. E a novidade rígida configurada 8x2, também com motor de 410 cv.

A nova geração estará nas concessionárias a partir de maio. E chega aos consumidores no segundo semestre, de acordo com informações da DAF.


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Novo motor e 15% de economia

Os modelos rodoviários de 410 cv e 450 cv chegam ao mercado com o motor Paccar MX 11. Um 10,8 litros e seis cilindros em linha, na versão de 410 cv, que entrega um torque de 214 mkgf a 900 rpm. Na versão de 450 cv o torque é 234,7 mkgf, também entregues a partir de 900 rpm.

Nesse sentido, trabalhar em baixas rotações se torna possível graças ao turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema traz a tecnologia multitorque, o que possibilita ao caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.

Paccar de 11 litros é introduzido no País


Contudo, o novo motor, construído com ferro fundido vermicular (CGI), tem peso reduzido em 180 kg se comparado ao Paccar MX13. Logo, isso se traduz em menor tara. Ademais, a gama Paccar de 11 e 13 litros se destaca pelo menor atrito. O baixo ruído está garantido.

O sistema de injeção de combustível Common Rail contribui para o menor consumo de combustível. Vale ressaltar que esse sistema de injeção foi adotado por muitas fabricantes na Europa com a chegada da P8, tamanha sua eficiência. Espera-se menor emissão de poluentes com este solução.

Segundo a DAF, por meio de testes realizados com clientes, a nova linha CF apresentou até 15% de economia frente aos antecessores.

O eixo traseiro traz relações mais rápidas de 2,47:1 e 2,64:1, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O novo CF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e tem novos entre-eixos, permitindo diversas aplicações.


ZF TraXon e freio motor Paccar

A transmissão XF TraXon automatizada de 12 velocidades trabalha em baixas rotações. Bem como em relações mais longas. Dessa forma, o casamento com o motor Paccar se torna harmônico. Na caixa, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida e suave.

O freio motor Paccar MX, para as gamas CF rodoviárias, mantém-se com a capacidade de frenagem de 460 cv. E pode ser controlado por meio de três estágios. O que permite um planejamento melhor do seu uso.

CF 8x2 faz sua estreia


Com o segundo eixo direcional, a nova gama CF estreia nessa categoria que cada vez ganha mais adeptos no País. O motor desse modelo desenvolve 410 cv. No meio da novidade está o entre eixo de 6.400 mm, um dos maiores da categoria. O modelo tem capacidade técnica de 45 toneladas. Nesse sentido, se torna uma opção para operações com baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.

Entre os opcionais, destaque para a suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.


Diretor de desenvolvimento de produto da DAF Caminhões Brasil, Jarno Broeze diz que quando a marca começou os primeiros esboços do novo rígido, optou por desenvolvê-lo com sistemas que elevasse o padrão do veículo frente à concorrência.

“Queremos oferecer ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos. E estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, diz Broeze.

CF off-road

A versão fora de estrada do novo CF 6x4 possui redução nos cubos de 5,41:1 ou 4,55:1. Nesse sentido, o caminhão atende atividades como madeira e cana de açúcar. Para tanto, usa o motor Paccar MX13.


Mais robusto para o perfil de operação, trata-se do mesmo propulsor do XF, com potência de 480 cv, com torque de 240 mkgf. E no multitorque o desempenho passa para 255 mkgf. Contudo, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão XF TraXon de 12 velocidades automatizada está presente nessa versão.

Entre os sistemas disponíveis no fora de estrada está oDual Drive de direção. Ele permite uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa também está no pacote. Uma vez que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.

Tecnicamente preparado para o campo

Por se tratar de um modelo que vai atuar em operações mais pesadas, o freio motor dessa versão tem poder de frenagem de 490 cv. Assim, entrega mais segurança e eficiência.


Todavia, o chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas. Logo, o peso bruto total (PBT) é de 125 toneladas.

A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical.


Atuante nos terrenos acidentados

Produzido com para-choque tripartido e em aço galvanizado, a proposta é reduzir o custo de manutenção. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus), garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão.

Gama CF mais Inteligente e segura

Sobre a inteligência embarcada, a caixa ZF TraXon traz o Controle de Cruzeiro Preditivo. Porém, como item de opcional. O sistema faz a leitura da pista por onde o caminhão passa, com 2 km de antecedência. Dessa forma, encontra a melhor marcha com base na velocidade e piso em que o caminhão trafega. Ajudando na economia de combustível.

Ademais, há ainda, neste caso como opcional, o Controle de Cruzeiro Adaptativo. Ele controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo à frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade. Todos esses componentes fazem parte do pacote de opcionais. Entram como série se o cliente eleger o pacote Safety.


Sistemas que facilitam a tarefa

Contudo, o novo CF ainda traz controle do nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu estiver baixa. Ou mesmo quando a temperatura estiver alta. Permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o consumo de combustível. Assim como ajuda no menor desgaste dos pneus.

O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias. Ademais, fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. Todos esses sistemas eletrônicos atuam em conjunto visando a segurança e a redução do consumo de combustível.

Com relação às características de segurança, o CF off road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.


O conforto está presente

O novo CF rodovi[ario traz duas opções de cabine. Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna.

O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento. Do tecido ao couro. Bem como novos detalhes cromados no volante. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico. Dessa forma, além do conforto, a economia de combustível está garantida.


O sistema de iluminação dimerizável traz também diversas possibilidades de luz interna na cabine. Ou seja, de acordo com a necessidade do motorista, dirigindo ou na parado.

O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.

Cabine do off road é diferenciada

A versão fora de estrada traz três opções de cabine. A Day, sem cama e teto baixo, a Sleeper, com cama, e a Space com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.


O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida. Mas com acabamento e proteções antisujeira. Como a capa de vinil nos bancos.

Na parte externa, chama a atenção os detalhes cromados, com a logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. Assim como no XF, o CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica. E novos faróis com lentes Lexan de alta resistência a impactos.

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