A nova geração de caminhões da DAF está fazendo com que a marca holandesa amplie sus participação de mercado na Europa. De acordo com a empresa, no segundo trimestre deste ano a alta nas vendas no segmento acima de 16 toneladas cresceu 17,5%. Como resultado, a DAF conquistou a terceira posição no ranking de vendas por fabricante. Ou seja, está atrás da Volvo e da Mercedes-Benz.
O Grupo Paccar, que controla as fabricantes de caminhões DAF, Kenworth e Peterbilt, reporta recorde de vendas e lucro no segundo trimestre de 2022. Segundo a empresa, de abril a junho o lucro líquido foi de US$ 720,4 milhões. Na conversão direta, são cerca de R$ 3,7 bilhões. Em outras palavras, a alta em relação ao mesmo período de 2021 é de US$ 45 milhões, ou R$ 235 milhões.
Nova geração
Os destaques da nova geração de caminhões da DAF são os modelos XG e XG+. Conforme o Estradão já havia informado, com eles a marca ingressa em um novo segmento de mercado. Ou seja, de caminhões premium. Nesse sentido, colabora a cabine 330 mm mais comprida na parte traseira. Bem como o avanço de 160 mm na dianteira. Isso para atender as novas regras do mercado europeu.
Publicidade
Os novos modelos também estão mais equipados, segundo a DAF. Além disso, a redução do consumo de diesel foi de 10%. Isso tem a ver com as novas soluções aerodinâmicas. Bem como de atualizações feitas nos motores Paccar MX-11 e MX-13. Entre os destaques estão o sistema mais eficiente de pós-tratamento dos gases de escape.
Novo DAF XD a caminho
De acordo com a marca, a nova linha XD será lançada na Europa entre setembro e dezembro de 2022. Portanto, vai representar uma inovação importante no segmento de caminhões rodoviários para médias distâncias. A apresentação do novo modelo será no IAA, que ocorre de 17 a 22 de setembro em Hannover, na Alemanha.
No Brasil, a DAF oferece os caminhões lançados entre 2020 e 2021. Porém, a marca já prepara novidades. A mais importante ocorrerá na Fenatran, que ocorre de 7 a 11 de novembro, em São Paulo. Na feira, a marca mostrará os novos motores com tecnologia Euro 6 de controle de emissões. Ou seja, o Paccar MX oferecido no Brasil vai ficar alinhado com o disponível na Europa.