O prêmio Caminhão Chinês do Ano (CToy) elegeu o pesado X9, da Beijing Trucks, como o grande vencedor de 2024. O modelo levou a melhor por oferecer conforto e tecnologia premium. Ou seja, digno de competir com caminhões europeus.
Assim, um dos atributos citados pelos jornalistas especializados em transporte na Ásia tem relação com seu coeficiente de resistência ao ar de 0,52 Cx. Em outras palavras, isso significa que o caminhão tem um arrasto aerodinâmico 10% melhor que o visto em produtos rivais. O que faz do modelo, na prática, um caminhão mais econômico.
VEJA TAMBÉM
Renault Kangoo elétrico revovado tem o dobro de potência; veja a avaliação
Ford E-Transit vem ao Brasil pelo dobro do preço da versão a diesel
BYD lança no Brasil caminhão elétrico de 6,7 t por R$ 580 mil
Publicidade
Além disso, com esse representante 6x4, a Beijing Trucks aposta em um caminhão global. Nesse sentido, o modelo conta com motor Cummins X13, de 13 litros e seis-cilindros em linha, capaz de gerar 580 cv combinado a uma caixa ZF Traxon de 12 marchas automatizada.
Referente à segurança, o modelo conta com AEBS (sistema avançado de frenagem de emergência), TPMS (monitoramento de pressão dos pneus) e FCW (aviso de colisão frontal). A lista também traz outros recursos, como, por exemplo, os sistemas LDW (aviso de saída de faixa), AVM (monitoramento de visão surround), BSM (alerta de ponto cego), DFM (fadiga do motorista) e HAC (controle de assistência de partida em rampa).
Refinamento padrão ocidental
A bordo, o caminhão conta com acabamento de encher os olhos, visto em caminhões europeus e também modelos à venda no Brasil. Destaque para o tom bege claro que se mistura ao preto. Além disso, o volante é multifuncional, e os bancos têm acabamento com couro ecológico.
Destaque para o painel multimídia de 12 polegadas e o sistema keyless (tecnologia que dispensa o uso de chaves para destravar as portas e ligar o veículos). Como comparação, o Mercedes-Benz Actros é o primeiro e único caminhão brasileiro com a tecnologia.