Gestão

Com a alta do preço do diesel, veja 10 dicas para economizar

Como o diesel representa cerca de metade do custo de operação dos caminhões, é fundamental adotar medidas que evitem o desperdício

Aline Feltrin

25 de ago, 2023 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

exame toxicológico
Dos 11,4 milhões de motoristas habilitados no Brasil, 35% estão com o exame atrasado
Crédito:Divulgação/ANTT

Depois de alguns meses estável, o preço do diesel subiu 9,13%. Com a alta, a preocupação com os custos operacionais do caminhão fica ainda maior. Isso porque um dos itens que mais pesam na conta é o combustível. Segundo especialistas, chega a representar até 50% do gasto total.

Por isso, é fundamental não desperdiçar. A boa notícia é que, medidas simples aplicadas no dia a dia podem ajudar transportadoras e caminhoneiros autônomos a reduzirem os gastos. O Estradão consultou as fabricantes de caminhões e listou 10 dicas essenciais para reduzir o consumo de diesel.

LEIA MAIS


Publicidade

Volvo lança sistemas de segurança que devem vir ao Brasil
Caminhões e ônibus a gás e elétricos: venda despenca no Brasil em 2023
Scania terá fábrica de caminhões e ônibus na China em 2025

1. Treinamento do motorista

Capacitação e atualização é a dica de ouro para autônomos e frotistas. De acordo com a Mercedes-Benz do Brasil, os novos caminhões são repletos de tecnologias. Porém, é preciso conhecer bem cada uma delas para tirar o máximo de proveito. Além disso, cursos que reforçam questões de segurança, como os de direção defensiva, também têm informações e técnicas que ajudam a economizar combustível.

2. Planejamento prévio da rota

De acordo com informações da Scania, o planejamento da rota tem tudo a ver com o consumo de diesel. Assim, quando isso não é feito, há grande chance de desperdício. Por exemplo, chegar em uma via onde o caminhão não pode trafegar. Ou seja, o motorista terá de buscar alternativas na hora - que acabam por aumentar o consumo. Quando a rota é definida previamente, o risco é menor.


3. Respeito à capacidade de carga

Caminhão muito pesado precisa de mais combustível para se mover. Conforme recomendações da Iveco, é importante não ultrapassar o limite legal de peso por eixo. Assim, além de garantir eficiência, o motorista evita multas.

4. Motorista atento e proativo

Seja como for, o motorista é uma das peças fundamentais para garantir eficiência, economia e segurança nas operações de transporte. Segundo a Mercedes-Benz, a falta de atenção pode, inclusive, comprometer a durabilidade do caminhão. De nada adianta o veículo ter várias tecnologias modernas, como alertas e avisos, se elas forem ignoradas.

5. Qualidade do diesel

A escolha do posto de combustível não deve ter como único critério o preço do diesel. Afinal, valores muito abaixo da média podem indicar que o combustível não tem boa qualidade. Especialistas da Scania lembram que há estabelecimentos e redes de postos que oferecem descontos para clientes fiéis. Assim, essa pode ser uma boa maneira de economizar.


6. Calibragem dos pneus

É fundamental checar sempre a pressão dos pneus. Se estiverem abaixo do recomendado, o consumo via ser maior. Se estiverem baixos, a durabilidade das peças vai ser reduzida. De acordo com informações da Mercedes-Benz, também é preciso fazer alinhamento e balanceamento regularmente. Se rodas e eixos estiverem desalinhados, a segurança também ficará comprometida.

7. Nada de abusar da velocidade

Outro aspecto que reduz a segurança, bem como eleva o consumo de diesel, é acelerar sem necessidade. Deixar o motor ligado quando o caminhão ficar parado por muito tempo também gasta diesel à toa. é Além disso, é preciso priorizar a chamada faixa verde de consumo. Ou seja, fazer as trocas de marcha sempre dentro do limite ideal de rotação do motor, conforme recomendação da Iveco.

No mesmo sentido, a Mercedes-Benz sugere evitar o excesso de velocidade. Isso evita multas e reduz o consumo de diesel. Da mesma forma, é importante não realizar freadas e acelerações bruscas. Para isso, basta que o motorista mantenha distância segura do veículo à frente. Bem como planeje as manobras, como ultrapassagens, com antecedência.


8. Troca correta das marchas

A lógica é simples. Se o motorista acelerar demais e o motor ultrapassar o limite ideal de giro para a troca de marcha, a queima de diesel será maior. No caso de caminhões com câmbio automatizado, o risco de isso acontecer é menor. Afinal, o sistema faz as trocas com base em parâmetros geralmente voltados à melhor eficiência do caminhão. Portanto, embora essas caixas tenham opção de trocas manuais, o ideal é sempre manter o sistema no modo automático.

9. Menos resistência ao ar

Aerodinâmica e consumo de diesel estão diretamente ligados. Assim, a Scania informa que, quanto menor for a resistência ao ar, melhor. Por isso, várias marcas oferecem equipamentos como defletores para as laterais e teto, por exemplo. Da mesma forma, as calotas têm função parecida. Ou seja, esses itens não servem apenas para deixar o caminhão mais bonito. Outra dica é manter as janelas fechadss sempre que o veículo estiver em movimento.

10. Nada de excesso de carga

A concessionária Via Trucks, da DAF, lembra que não se deve exceder a carga. Muita gente pensa que transportar mais do que o recomendado no manual do veículo aumenta o lucro. Porém isso está errado. Assim, o suposto ganho adicional desaparece por causa do aumento do consumo de diesel. Da mesma forma, pode ser pulverizado caso o motorista seja flagrado pela fiscalização e recebe uma multa.


Deixe sua opinião