Redação

20.08.2020 | 20:28

CNT lança painel online sobre empregos no transporte

Com o novo serviço da CNT, é possível acompanhar o número de contratações e desligamentos no setor em todas das regiões do Brasil, por Estado e modal

CNT lança painel online que mostra movimentação mensal de empregos no setor de transporte
Crédito: CNT/Divulgação

A Confederação Nacional do Transporte, CNT, lançou um painel online que mostra a movimentação mensal no mercado de trabalho formal no setor de transporte de carga e de passageiros. A ferramenta, batizada de Painel do Emprego no Transporte utiliza os números do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

LEIA TAMBÉM: Novo DAF XF105 chega ao Brasil de olho na liderança de vendas

Segundo informação da CNT, por meio do painel é possível acompanhar os números de contratações e desligamentos. E também conferir dados sobre vagas por Estado, região e modal. O painel aponta quais são as ocupações que tiveram maior e menor número de contratações e dispensas.

Transporte de Passageiros foi o que mais demitiu

 

Os dados sobre o primeiro semestre de 2020 já estão disponíveis. Os segmentos com pior desempenho no período foram os rodoviários de passageiros. No segmento de transporte urbano, houve redução de de 27.697 postos de trabalho. No caso do transporte interestadual e internacional, foram fechadas 21.936 vagas.

Presidente da CNT, Vander Costa afirma que a criação do painel visa auxiliar os transportadores. A ferramenta permitirá maior precisão no desenvolvimento de estratégias e na tomada de decisões. O executivo destaca que a plataforma conta com informações confiáveis, que podem ser acessadas facilmente.

Costa acrescenta que o painel também será uma espécie de termômetro do mercado de trabalho. A ferramenta permite identificar mudanças e tendências no setor de transporte como um todo e por segmento. “Esses indicadores podem ajudar as empresas de transporte nos processos decisórios e de planejamento.”

Notícias relacionadas