Tecnologia

CES 2024 traz novidades para o setor de veículos pesados

Maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2024, em Las Vegas, nos EUA, terá novidades em sistemas de condução autônoma e até desenho de pneus

Redação

08 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

CES 2024 começa e traz novidades entre os pesados
Hyundai
Crédito:Hyundai
CES 2024 começa e traz novidades entre os pesados

Começa nesta terça-feira (9), a Consumer Electronics Show (CES) 2024. Ou seja, o maior evento do setor de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A feira, que vai até sexta-feira (12), deve .receber mais de 130 mil visitantes. Segundo os organizadores, entre as várias novidades há grandes apostas no segmento de veículos pesados. É o caso da Hyundai, que promete apresentar seu plano para o futuro da mobilidade a hidrogênio.

VEJA TAMBÉM
O caminhão leve mais vendido em 2023 é Euro 5; veja o ranking
Venda de ônibus cresce mais de 12% no Brasil em 2023

Exame toxicológico: 8 de cada 10 motoristas profissionais estão fora da lei

CES 2024 começa e traz novidades entre os pesados
Continental e Aurora terão tecnologia bem desenvolvida para automação de caminhão antes de 2027

Parcerias

Por sua vez, a Continental e a Aurora anunciam a produção em série de uma hardware de gerenciamento para caminhões autônomos. Com investimento superior a US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão na conversão direta, sem taxas), as empresas informa que a nova solução está completa. 

Publicidade

Do mesmo modo, o projeto para um computador secundário que pode assumir a operação em caso de falha. Trata-se de um recurso conhecido como sistema substituto.

Seja como for, a lista de sistemas de alta tecnologia de automação apresentados na CES está repleta de hardwares. Como sensores, radares e câmeras, por exemplo. Assim como unidades de controle de direção automatizadas e computadores de alto desempenho. Segundo as expositoras, todos visam permitir que o veículo trafegue sozinho. Ou seja, sem intervenção humana.


Dessa forma, a Continental começa a trabalhar nos protótipos antes do plano inicial, previsto em 2027. Assim, conforme a marca, até 2026 as empresas começam a validar os sistemas. O que será um progresso para toda a indústria de veículos comerciais.

O objetivo é produzir em série um sistema de hardware que possa resistir às várias intempéries como ao frio, ao calor. E outras condições ambientais que os caminhões de longo curso enfrentam. 

Nesse sentido, vale lembrar que a Aurora também conta com parcerias com outras empresas do setor pesado. Entre elas, os Grupos Paccar e Volvo.


CES 2024 começa e traz novidades entre os pesados
Bridgestone leva para a CES a evolução de serviços já oferecidos aos donos de frotas

Pneus

A Bridgestone vai apresentar produtos e serviços para o segmento comercial. Tudo sob o guarda-chuva “Bridgestone Fleet Care”, que integra serviços de ponta a ponta para frotas. Na ocasião, a marca apresenta novas tecnologias, como a Enliten que traz novos designs de pneus, utilizando materiais renováveis.

Além disso, traz novidades em recapagem, bem como soluções de monitoramento e gerenciamento de pneus em tempo real. O que inclui rastreamento por GPS, telemetria por vídeo, gerenciamento do comportamento do motorista. Assim como soluções de segurança. O que contribui para a redução de acidentes, otimização de rotas e ferramentas de utilização de ativos.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião