Mercado

Caminhões semipesados: Volvo VM 290 tenta superar VW Constellation e MB Atego em 2024; veja o ranking

Volvo VM 290 chegou no início do ano com motor mais potente e no padrão Euro 6; VW Constellation e Mercedes-Benz Atego ainda são os líderes

Andrea Ramos

13 de dez, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo VM 290 vai liderar vendas de semipesados em 2024
Volvo VM 290 vai liderar vendas de semipesados em 2024
Crédito:Volvo/Divulgação
Volvo VM 290 vai liderar vendas de semipesados em 2024

Em novembro, o Volvo VM 290 City liderou as vendas com coincidentes 290 caminhões faturados. Portanto, respondeu por 1.627 unidades no acumulado de 2023. O que já mostra a predileção do transportador pelo modelo no segmento de caminhões semipesados com tecnologias Euro 6.

Conforme os dados da Fenabrave, apesar de ter sido o caminhão mais vendido no último mês, o modelo ainda está na quarta posição no ranking. Afinal, até meados de agosto, os modelos mais emplacados no País eram do padrão Euro 5.

LEIA MAIS
Rodovias brasileiras: veja quais são as piores estradas do País em 2023
Caminhão chinês rival do Actros tem cozinha, banheiro e ducha; veja as fotos
Exame toxicológico: prazo de renovação está terminando


Publicidade

Agora, com os estoques no fim, os caminhões com motores Euro 6 começam a crescer. Dessa forma, a evolução nas vendas do representante da Volvo parecem indicativos de que o caminhão deve liderar as vendas em 2024.

Motor superior

Para atender às demandas do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), a Volvo fez uma reformulação no produto. Assim, o caminhão ganhou potência e torque maiores em relação ao antecessor VM 270.

Volvo VM 290 vai liderar vendas de semipesados em 2024
O Volvo VM recebeu importantes mudanças de acabamento bordo; foto: Volvo/Divulgação

Do mesmo modo, ganhou novo motor. Ou seja, até a geração Euro 5, o veículo era alimentado pelo motor MWM. Agora, na atual geração, tem fabricação própria da Volvo. Ou seja, um propulsor que desenvolve 290 cv a 1.900 rpm e 107 mkgf de torque máximo a partir de 1.000 rpm.

Esse motor pode operar com transmissão manual de 9 marchas ou a automatizada I-Shift de 12 velocidades. Na era Euro 6, e na busca por redução de consumo de diesel, a I-Shift também já é preferência nas vendas. Assim como ocorre no pesado FH. Seja como for, o caminhão está disponível nas configurações 4x2 e 6x2. Além da versão 8x4 Light Mixer. Ou seja, dedicada às operações com betoneira.

Contudo, a versão mais popular nas vendas é o trucado 6x2. O modelo atende atividades de médias e curtas distâncias rodoviárias. Nesse sentido, o caminhão é muito procurado por motoristas autônomos no transporte de verduras, do campo aos Ceasa. Do mesmo modo, grandes operadores logísticos também adquirem o modelo para o transporte de mercadorias em geral. Sendo a tara de 7.036 kg seu trunfo.


Volvo VM tira o Constellation 24.280 da liderança

Conforme o diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, uma das razões de o Volvo VM 290 estar bem cotado entre os clientes está relacionada à força da rede. Nesse sentido, segundo o executivo, a marca vem desenvolvendo um trabalho com os concessionários no intuito de mostrar a evolução do caminhão.

Volvo VM 290 vai liderar vendas de semipesados em 2024
Alcides Cavalcanti, da Volvo, diz que a força da rede com o cliente está ajudando nos bons resultados; fotos: Volvo/Divulgação

Além disso, Alcides reconhece o poder do pós-venda. Dessa forma, a Volvo também tem trabalhado no desenvolvimento de serviços dedicados. Ou seja, atendendo a necessidade de cada cliente. "Fizemos muitas ações com a rede que culminaram no Volvo FH como líder de vendas no País por 10 anos. E trabalhamos na manutenção disso. Mas agora, vamos dar a mesma atenção ao VM. Afinal a linha chegou muito mais moderna e mais competitiva. E os resultados já estão aparecendo", diz.


Seja como for, como resultado, o Volvo VM além de ser o modelo mais vendido da geração Euro 6, já está conseguindo tirar concorrentes de peso do ranking. Claro, que em novembro ainda aparece muitos caminhões Euro 5 sendo emplacados.

Mas o seu principal rival, o VW Constellation 26.320 6x2, em novembro, não apareceu no ranking dos semipesados mais vendidos do País. E o modelo é a aposta Euro 6 da Volkswagen para substituir o 24.280, até então líder no segmento. Contudo, a Volkswagen é a marca que mais tem representante no segmento, com quatro modelos da linha Constellation.

Os caminhões semipesados mais vendidos até novembro de 2023

  1. VW Constellation 24.280 - 79 (1.809)
  2. Mercedes-Benz Atego 1719 - 169 (1.794)
  3. Volvo VM 270 - 23 (1.740)
  4. Volvo VM 290 - 290 (1.627)
  5. VW Constellation 17.290 - 111 (1.451)
  6. Iveco Tector 240 - 31 (1.174)
  7. VW Constellation 24.260 - 15 (1.139)
  8. Mercedes-Benz Atego 2426 - 19 (1.079)
  9. Iveco Tector 170 - 84 (999)
  10. VW Constellation 26.260 - 162 (992)

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião