Em novembro, o Volvo VM 290 City liderou as vendas com coincidentes 290 caminhões faturados. Portanto, respondeu por 1.627 unidades no acumulado de 2023. O que já mostra a predileção do transportador pelo modelo no segmento de caminhões semipesados com tecnologias Euro 6.
Conforme os dados da Fenabrave, apesar de ter sido o caminhão mais vendido no último mês, o modelo ainda está na quarta posição no ranking. Afinal, até meados de agosto, os modelos mais emplacados no País eram do padrão Euro 5.
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Agora, com os estoques no fim, os caminhões com motores Euro 6 começam a crescer. Dessa forma, a evolução nas vendas do representante da Volvo parecem indicativos de que o caminhão deve liderar as vendas em 2024.
Motor superior
Para atender às demandas do Proconve P8 (equivalente ao Euro 6), a Volvo fez uma reformulação no produto. Assim, o caminhão ganhou potência e torque maiores em relação ao antecessor VM 270.
Do mesmo modo, ganhou novo motor. Ou seja, até a geração Euro 5, o veículo era alimentado pelo motor MWM. Agora, na atual geração, tem fabricação própria da Volvo. Ou seja, um propulsor que desenvolve 290 cv a 1.900 rpm e 107 mkgf de torque máximo a partir de 1.000 rpm.
Esse motor pode operar com transmissão manual de 9 marchas ou a automatizada I-Shift de 12 velocidades. Na era Euro 6, e na busca por redução de consumo de diesel, a I-Shift também já é preferência nas vendas. Assim como ocorre no pesado FH. Seja como for, o caminhão está disponível nas configurações 4x2 e 6x2. Além da versão 8x4 Light Mixer. Ou seja, dedicada às operações com betoneira.
Contudo, a versão mais popular nas vendas é o trucado 6x2. O modelo atende atividades de médias e curtas distâncias rodoviárias. Nesse sentido, o caminhão é muito procurado por motoristas autônomos no transporte de verduras, do campo aos Ceasa. Do mesmo modo, grandes operadores logísticos também adquirem o modelo para o transporte de mercadorias em geral. Sendo a tara de 7.036 kg seu trunfo.
Volvo VM tira o Constellation 24.280 da liderança
Conforme o diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, uma das razões de o Volvo VM 290 estar bem cotado entre os clientes está relacionada à força da rede. Nesse sentido, segundo o executivo, a marca vem desenvolvendo um trabalho com os concessionários no intuito de mostrar a evolução do caminhão.
Além disso, Alcides reconhece o poder do pós-venda. Dessa forma, a Volvo também tem trabalhado no desenvolvimento de serviços dedicados. Ou seja, atendendo a necessidade de cada cliente. "Fizemos muitas ações com a rede que culminaram no Volvo FH como líder de vendas no País por 10 anos. E trabalhamos na manutenção disso. Mas agora, vamos dar a mesma atenção ao VM. Afinal a linha chegou muito mais moderna e mais competitiva. E os resultados já estão aparecendo", diz.
Seja como for, como resultado, o Volvo VM além de ser o modelo mais vendido da geração Euro 6, já está conseguindo tirar concorrentes de peso do ranking. Claro, que em novembro ainda aparece muitos caminhões Euro 5 sendo emplacados.
Mas o seu principal rival, o VW Constellation 26.320 6x2, em novembro, não apareceu no ranking dos semipesados mais vendidos do País. E o modelo é a aposta Euro 6 da Volkswagen para substituir o 24.280, até então líder no segmento. Contudo, a Volkswagen é a marca que mais tem representante no segmento, com quatro modelos da linha Constellation.
Os caminhões semipesados mais vendidos até novembro de 2023
- VW Constellation 24.280 - 79 (1.809)
- Mercedes-Benz Atego 1719 - 169 (1.794)
- Volvo VM 270 - 23 (1.740)
- Volvo VM 290 - 290 (1.627)
- VW Constellation 17.290 - 111 (1.451)
- Iveco Tector 240 - 31 (1.174)
- VW Constellation 24.260 - 15 (1.139)
- Mercedes-Benz Atego 2426 - 19 (1.079)
- Iveco Tector 170 - 84 (999)
- VW Constellation 26.260 - 162 (992)