Mercado

Caminhões Scania R 460 Super e R 450 Plus estão empatados em vendas

No ranking de vendas de caminhões novos no Brasil, a diferença entre os dois Scania é de apenas 29 unidades; VW lidera entre as fabricantes, mas por pouco

Andrea Ramos

04 de ago, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Nas vendas, caminhões Scania R 460 Super e R 450 Plus estão quase pares
Nas vendas, caminhões Scania R 460 Super e R 450 Plus estão quase pares
Crédito:Divulgação
Nas vendas, caminhões Scania R 460 Super e R 450 Plus estão quase pares

Ao que tudo indica, as vendas de caminhões com motores Euro 6 começaram a se consolidar. Mesmo assim, ainda há modelos Euro 5 à venda. Conforme o ranking de emplacamentos de julho, divulgado pela Fenabrave, há caminhões dos dois tipos. Além disso, entre os modelos mais vendidos um dos destaques é da Scania, com dois modelos disputando vendas palmo a palmo.

Ou seja, no mês passado, a diferença nas vendas dos Scania Plus R 450 e Super R 460 foi de somente 29 unidades. Porém, a vantagem é do Super, que tem motor Euro 6 e, portanto, é bem mais caro que o Plus. Assim, enquanto o Scania Super somou 200 emplacamentos em julho, o Plus teve 171 vendas.

Além disso, no acumulado dos sete primeiros meses do ano, a vantagem também é do R 460 Super, com 1.237 vendas. Isso porque o caminhão vem sendo faturado desde janeiro, quando as novas regras de emissões de poluentes passaram a valer no País. Como resultado, o modelo está na 9ª posição do ranking dos mais vendidos.


Publicidade

Nas vendas, caminhões Scania R 460 Super e R 450 Plus estão quase pares
Scania Super e Plus disputam o mercado de caminhões pesados com vendas quase similares

Por sua vez, o Scania R 450, agora com o sobrenome Plus, soma 1.134 emplacamentos desde janeiro. Portanto, por muito pouco ele ficou de fora da lista dos dez mais. Entretanto, vale lembrar que na soma entraram os modelos com motor Euro 5 que ainda estavam nos estoques das concessionárias.

Volvo se mantém firme nos pesados e semipesados

Seja como for, o Volvo FH 540 lidera as vendas de caminhões pesados no Brasil. Em julho, a marca vendeu 548 unidades do modelo. Assim, no acumulado dos sete meses do ano, o cavalo-mecânico teve 3.612 emplacamentos.


Do mesmo modo, no segmento de semipesados, o Volvo VM 270 lidera com 1.603 unidades. Dessa forma, conquistou há alguns meses a posição que era do Constellation 24-280. Conforme a Fenabrave, o Volkswagen emplacou 1.369 unidades no mesmo período. Atualmente, ele é o vice-líder.

Portanto, até julho as concessionários ainda venderam caminhões com motores Euro 5. Isso porque a versão Euro 6 do VWCO ficou mais potente e mudou de nome, para 26.320. Confira a avaliação feita pelo Estradão.

No entanto, a Volkswagen Caminhões e Ônibus mantém a liderança no segmento de médios. Aliás, o Delivery 11.180 é o mais emplacado, com 2.539 unidades. Dessa forma, também ocupa a segunda posição no ranking geral das vendas de caminhões novos no Brasil.


Mercedes-Benz tem 4 caminhões na lista dos pesados

No ranking dos pesados mais vendidos, da sétima à décima posição, quem domina é a Mercedes-Benz. Assim, na ordem, o Actros 2651 aparece com 1.063 vendas. Depois, vem o Atego 2730 que somou 1.056 emplacamentos de janeiro a julho. Bem como o fora de estrada Axor 3131, em nono, com 794 vendas.

Vale lembrar que a linha Axor deixou de ser oferecida no Brasil. Porém, o Axor 3131 continua sendo vendido para a Grunner. Ou seja, a empresa que o transforma em caminhão autônomo para operações como o transporte de cana-de-açúcar. Portanto, apenas para uso em locais confinados.

Por fim, o Actros 2548 fecha a lista dos dez caminhões mais vendidos do Brasil. De acordo com os dados da Fenabrave, o cavalo-mecânico teve 729 unidades emplacadas de janeiro a julho.


VWCO lidera entre as fabricantes

Seja como for, a Volkswagen Caminhões e Ônibus voltou ao topo entre as fabricantes. Dessa forma, detém 26,63% dos emplacamentos totais de caminhões. Logo em seguida, e colada na líder, está a Mercedes-Benz com 26,61%. Depois aprece a Volvo, com 18,16% dos emplacamentos.

Em quarto lugar está a Scania, com 10,28% do bolo. A Iveco está na quinta posição, com 9,93% e a DAF, com 7,37%, ficou com o sexto lugar. A Hyundai, por sua vez, está na sétima colocação, com 0,35% dos emplacamentos. Por fim, a JAC, na oitava posição, tem 0,26% de participação de mercado.

Veja a lista dos 10 caminhões mais vendidos do Brasil


Deixe sua opinião