Marcas de caminhões como Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen são consideradas full liner. Ou seja, que oferecem uma gama completa de veículos, de semileves a pesados fora de estrada. E, juntamente com os motores que atendem as regras do Proconve P8, lançaram várias novidades no Brasil. O Estradão listou os principais destaques disponíveis no mercado brasileiro.
Vale destacar que, a nova fase de controle de emissões para caminhões, equivalente à Euro 6, entra em em vigor no País em janeiro de 2023. Porém, as atualizações feitas pelas marcas incluem melhorias nas cabines, suspensão e câmbio, entre outras. Seja como for, essa renovação impactou diretamente os preços. Assim, os novos caminhões ficaram, em média, de 15% a 25% mais caros.
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Seja como for, um dos focos das novidades é a redução do consumo de combustível. Outros pontos de destaque são a melhoria do conforto a bordo. Bem como a inclusão de soluções de conectividade e o aumento da durabilidade e da disponibilidade dos caminhões.
Peças mais resistentes e duráveis
Para isso, a Iveco renovou praticamente toda sua linha de produtos no Brasil. Além disso, lançou o caminhão pesado S-Way no País. Como resultado, tanto o Hi-Way quanto o Hi-Road saíram de cena. De acordo com a coordenadora de marketing do produto Iveco do Brasil, Pâmela Rodrigues, uma das preocupações da marca é aumentar a disponibilidade dos veículos.
Nesse sentido, o marca atualizou os suportes de lanterna e para-barro do segundo e terceiro eixos, no caso dos caminhões com tração 6x2 e 6x4. Agora, as peças são feitas de plástico. Além da maior resistência a impactos, elas são mais leves. Ou seja, contribuem para a redução do consumo de diesel.
Por sua vez, na linha pesada as lanternas têm luzes de LEDs. Segundo a marca, a durabilidade é maior que as convencionais, o que reduz o custo de manutenção. Outra vantagem é que dá para trocar apenas a lâmpada queimada, em vez de todo o conjunto, como ocorria anteriormente.
Caminhões mais flexíveis
Outra novidade é a mudança do local de fixação da caixa de bateria, que passou para o lado direito do chassi. Isso reduz o aquecimento excessivo do componente, uma vez que partes que geram calor, como o sistema SCR, ficam do lado esquerdo. Além disso, é possível instalar a caixa de baterias em posição horizontal, vertical ou mesmo atrás da cabine, conforme a configuração dos tanques de combustível.
A linha S-Way traz novos sistemas de segurança ativo. O pacote Safety traz, por exemplo, ACC. O recurso mantém uma distância predefinida do veículo à frente de forma automática. Há ainda freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem. Bem como acionamento automático dos limpadores de para-brisa e faróis e sistema que evita a saída involuntária da faixa de rolagem da via.
Na cabine, chama a atenção o banco do passageiro com assento retrátil, com a de poltronas dos cinemas. Além disso, como o túnel do motor é rebaixado, pessoas com até 1,7 m podem ficar de pé no caso da versão com teto alto. O ar-condicionado digital é item de série. Assim como chave presencial, volante multifuncional e start & stop. O sistema desliga e religa o motor automaticamente em paradas longas, como as de semáforo, por exemplo.
Daily ganha câmbio automático
Da linha Daily, uma das principais novidades é a opção de câmbio automático. Nos modelos com essa transmissão, o motor tem 180 cv de potência. Ou seja, 20 cv a mais que o dos modelos com a caixa manual. Além disso, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus é item de série. E, exceto para a versão City, de entrada, toda a família passa a ter grade dianteira cromada.
Tector
Na gama Tector, há inovações sobretudo na elétrica e eletrônica. Assim, os módulos de gerenciamento do motor, por exemplo, ficam em um chicote exclusivo. Ou seja, separado do destinado ao implemento. Segundo a Iveco, há ainda oito novas calibrações, que contribuem com a economia de combustível.
Na cabine, a alavanca de câmbio, que ficava à direita do motorista, agora está no painel. Com isso, o espaço interno foi ampliado. Além disso, as atualizações feitas na caixa automatizada AutoShift ajudam a reduzir o consumo. Segundo Rodrigues, o ganho pode ser de até 6%.
Agora, o Tector só é oferecido com cabine Premium. Assim, há bancos revestidos de couro sintético e novas funções no painel que permitem conferir o funcionamento do caminhão em tempo real. Há ainda várias tomadas do tipo USB e, na versão com teto alto, cama e um grande bagageiro.
Linha Mercedes-Benz
Da Mercedes-Benz, há novidades como o Actros 2548 com entre-eixos curto, de 3.250 mm. A nova opção é voltada a operações de transporte com semirreboques de 30 palets. Além disso, há uma configuração com chassi longo de 15,40 metros. Bem como versão com cabine baixa, de 2.310 mm. Nesse caso, o foco é o segmento de transporte de veículos, ou cegonha. Com redutor nos cubos, a capa máxima de tração (CMT), é de até 120 toneladas.
Da mesma forma, o semipesado Atego passa a ter opção da suspensão traseira pneumática. Com isso, pode transportar produtos frágeis. Por fim, a gama de leves Accelo pode vir com bloqueio de diferencial. Portanto, o modelo fica apto ao uso misto, como ocorre no transporte de leite. Nesse tipo de operação, o caminhão circula tanto sobre piso irregulares, como estradas de terra, quanto em vias asfaltadas.
Volkswagen e-Delivery
Na linha de caminhões 100% elétricos Volkswagen e-Delivery, a novidade é a maior capacidade de carga. Assim, na versão com PBT de 11 t o aumento foi de 200 kg. Da mesma forma, o modelo com PBT de 14 t pode levar 400 kg a mais.
Além disso, agora há luzes de uso diurno, faróis com regulagem de altura e alerta de risco de colisão. De acordo com a VWCO, a partir do segundo semestre de 2023 o multimídia virá de série. Isso inclui as versões com motor a combustão. Há ainda entrada USB no painel e lanternas traseiras de LEDs.
Pacote Optimus
Durante a Fenatran, a VWCO mostrou um caminhão pesado Meteor com o chamado pacote Optimus. Isso inclui detalhes exclusivos no acabamento da cabine. Além disso, há câmera em vez de espelhos retrovisores, volante e bancos revestidos de couro e multimídia com tela de 10”.
O painel, com tela digital, pode ser configurado de acordo com o gosto do motorista. Sistemas de segurança ativo, como ACC, e que evita a saída involuntária da faixa de rolagem, também estão no pacote. Segundo a VWCO, itens aerodinâmicos, como as calotas laterais, ajudam a reduzir o consumo de diesel em até 3%.
Constellation
O Constellation, modelo mais popular da Volkswagen no País, também traz novidades. Conforme a área de engenharia da marca, a prioridade é conforto para o motorista. Para isso, o sistema de amortecimento da cabine tem quatro pontos, com molas. Na versão 25.480, o sistema é pneumático.
Além disso, a suspensão com sistema semielíptico deu lugar ao do tipo parabólica. De acordo com a marca, a novidade é mais robusta e leve. Como resultado, foi possível aumentar capacidade de carga técnica entre 200 kg e 1,5 t, conforme a versão.
Cabine mais ergonômica
De série, o pacote Robust inclui coluna de direção com ajuste de altura e profundidade. Outra novidade da linha Constellation é a mudança da posição da alavanca do câmbio automatizado. A haste, que ficava no console central, passou para o lado direito da coluna de direção.
Na cabine Prime, de topo da linha, os bancos são similares aos do Meteor. Ou seja, são mais confortáveis e trazem ajustes lombar, de altura e profundidade do assento. Além disso, há volante multifuncional.
No segundo semestre de 2023, o painel digital personalizável passa a ser item de série. Assim como a central multimídia com tela de 7" e Apple CarPlay. Com isso, algumas funções poderão ser espelhadas nessa tela. É o caso de pressão dos pneus, distribuição de peso nos eixos, iluminação, etc.
Os caminhões também receberam suporte para telefone celular. Assim, o motorista pode acompanhar as informações do sistema RIO. Ou seja, o serviço de conectividade da VWCO.
Pacote off-road
Segundo a marca, assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração são itens de série. Nos caminhões Robust, do 31.320 ao 33.480, há para-choque metálico alongado. Os bancos são de vinil e têm cintos integrados a partir do Constellation 31.320. Recursos como rádio e volante multifuncional vêm de fábrica em toda a linha.
Os tratores
Para todos os cavalos-mecânicos Constellation e Meteor, há roda polimérica como item opcional. Ou seja, não é preciso usar graxa para facilitar o engate do implemento. No Constellation 30-330, há entre-eixos alongado, de 6.500 mm. Assim, o caminhão pode receber plataformas de carga maiores.