Os caminhões vêm ganhando novas tecnologias que, até recentemente, só eram vistas em veículos como carros de luxo. Assim, sistemas como leitor de faixa de rolagem, frenagem automática e câmeras já estão disponíveis em caminhões vendidos também no Brasil. Além disso, há novas opções aos motores a diesel. Ou seja, modelos a gás e elétricos também começam a ser vistos com mais frequência no País.
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Dessa forma, os novos caminhões estão mais seguros e eficientes. Além disso, há uma preocupação cada vez maior com o bem estar do motorista. Afinal, muitos desses profissionais passam várias horas ao volante. Como resultado, isso contribui com o desempenho do profissional. No fim das contas, também ganha a empresa, com entregas mais rápidas graças, inclusive, ao menor risco de acidentes.
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O Estradão listou cinco tecnologias modernas que já estão disponíveis nos caminhões à venda no Brasil. Vale dizer que vários sistemas estão apenas em modelos de topo. Porém, há itens que começam a chegar em caminhões médios e para operações urbanas, como volante multifuncional e dispositivos de conectividade, por exemplo.
Caminhões inteligentes
O ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) é uma das novidades mais recentes nos caminhões. Trata-se de um conjunto de tecnologias que auxiliam o motorista. Assim, sensores e radares gerenciados por softwares estão cada vez mais presentes nos veículos de carga. Eles alertam, por exemplo, sobre o risco de acidentes. Eles são conhecidos como sistemas de segurança ativa.
Atualmente, nos caminhões mais modernos há o chamado sistema de permanência de faixa de rolagem. O dispositivo avisa quando a seta não é ligada e o caminhão sai da faixa. Isso pode indicar distração, bem como sonolência do motorista. Já o ACC controla a velocidade de forma adaptativa. Ou seja, pode reduzir a velocidade e até frear o veículo sem interferência humana.
Para isso, sensores e radares permitem manter a distância segura do veículo à frente. Ou seja, se ele desacelerar, caminhão também reduz a velocidade de forma automática. Da mesma forma, se o veículo à frente acelerar, esses caminhões também aceleram. Porém, é possível determinar a velocidade máxima também de forma automática.
Frenagem de emergência
Nesse sentido, há ainda o BAS (assistente de frenagem de emergência). Segundo as fabricantes, o sistema para o veículo completo se perceber que o motorista perdeu o controle. Da mesma forma, o PCW, sigla de sistema de detecção de pedestres, consegue "ver" ciclistas e pedestres no entorno dos caminhões. Portanto, é uma ferramenta muito eficaz para evitar acidentes.
Inicialmente, a Volvo lançou esses recursos em seus ônibus em 2010. Em seguida, os dispositivos passaram a equipar também os caminhões da marca sueca. Atualmente, todas as fabricantes de caminhões do País oferecem o ADAS. Porém, o item é vendido como opcional.
Caminhões digitais
Outra tendência que começa a ganhar força nos caminhões é o painel digital. Como resultado, dá para personalizar as informações exibidas. Além disso, eles são mais fáceis de ler. Dessa forma, o motorista tem uma visão mais ampla e clara do funcionamento dos vários dispositivos. Segundo as fabricantes, a tendência é que no futuro esses dispositivos ganhem assistente de voz.
Ou seja, o motorista não vai precisar acionar teclas, o que também ajuda a reduzir o risco de acidentes. Além disso, esses dispositivos poderão interagir com outras soluções, como sistemas de gestão de frota e serviços conectados. Atualmente, o Mercedes-Benz Actros e o Volvo FH são alguns dos caminhões que podem ter painel digital. A Scania deve lançar o recurso em 2024.
O dispositivo deve ser um dos destaques da Fenatran. Ou seja, a maior feira do setor de transportes da América Latina. Segundo os organizadores, o evento vai ocorrer entre os dias 4 e 8 de novembro, em São Paulo. Outros dispositivos, como o assistente virtual Alexa, da Amazon, também já estão disponíveis em caminhões. Porém, a Iveco é uma das poucas marcas que têm o sistema, mas, por ora, apenas na Europa.
Câmeras no lugar de espelhos
Uma das inovações mais bacanas são as câmeras que substituem os espelhos convencionais. Duas telas de alta definição projetam as imagens captadas. Ou seja, uma do lado do motorista e outra do lado do passageiro. Como resultado, elas permitem uma visão muito melhor do entorno do caminhão, assim como da carreta. Na prática, isso se traduz em maior segurança.
Assim, o caminhoneiro pode ter uma noção mais clara da distância do caminhão em relação a outros veículos, por exemplo. Além disso, durante o descanso, mesmo com cortinas fechadas, o motorista pode acionar o sistema para checar o que ocorre em volta, sem precisar abrir os vidros nem sair da cabine.
Atualmente, no Brasil apenas o Mercedes-Benz Actros tem o sistema. Segundo a marca, o equipamento é opcional e custa entre R$ 15 mil e R$ 17 mil. Na Europa, a lista de caminhões que contam com o recurso é bem maior. Portanto, é provável que logo haja mais opções no País. Provavelmente, o item será um dos destaques dos caminhões que vão ser mostrados na próxima edição da Fenatran, em novembro de 2024.
Cabine extra grande
Outra novidade é o aumento do tamanho das cabines. Na prática, isso garante mais conforto sobretudo para motoristas que atuam em operações rodoviárias de longas distâncias. Porém, essa é uma demanda da legislação europeia. Portanto, não é certeza que essa solução seja oferecida no Brasil. Seja como for, quando a DAF apresentou sua nova geração de caminhões na Europa, em 2021, incluiu o XG+.
Ou seja, com cabine 330 mm maior no comprimento. Além disso, o aumento na dianteira foi de 160 mm. No mesmo sentido, a Volvo deve lançar sua versão de cabine maior em breve. Entretanto, como no Brasil a legislação considera o comprimento do veículo do para-choque dianteiro ao traseiro, isso não faz muito sentido. Afinal, o aumento do comprimento da cabine reduziria a capacidade de carga dos caminhões.
Energia solar
Um solução para lá de inovadora foi mostrada recentemente pela Scania. Trata-se de um caminhão que utiliza energia solar para melhorar sua eficiência energética. Para isso, painéis fotovoltaicos foram instalados no semirreboque. Segundo a marca, a redução do consumo de diesel chega a 20%. Isso porque o caminhão é híbrido.
Ou seja, tem um motor a diesel e outro elétrico. No total, o implemento com 18 metros de comprimento tem o equivalente a 140 m² de painéis solares. Conforme a Scania, o sistema gera cerca de 14.000 kWh de energia elétrica por ano. Assim, quando o caminhão não estiver trabalhando, também mpode fornecer energia para redes elétricas residenciais e comerciais, por exemplo.