Mercado

Caminhões elétricos da Hitech Electric vão ser feitos no Brasil

Após cinco anos importando veículos da China, Hitech Electric vai montar caminhões elétricos no Paraná em fábrica que será inaugurada em março

Andrea Ramos

09 de fev, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Hitech Electric começa a fabricar caminhões elétricos no País
Hitech Electric começa a fabricar caminhões elétricos no País
Crédito:Hitech Electric/Divulgação
Hitech Electric começa a fabricar caminhões elétricos no País

A Hitech Electric, que há cinco anos importa veículos da China, deu início a uma nova fase no Brasil. De acordo com a empresa, a partir de março começa a produção de caminhões e utilitários 100% elétricos no Paraná. Com 10 mil m², a planta de Campo Largo vai ser inaugurada em março. Os preços devem partir de cerca de R$ 100 mil.

De acordo com a empresa, isso vai possibilitar uma importante mudança em sua dinâmica de negócios no País. Ou seja, possibilita a implementação de novas tecnologias, além da mudança de status, de importadora para montadora.

Leia Mais

Conforme a Hitech Electric, um dos benefícios é que o transportador poderá ter acesso à linhas de crédito como o Finame. De acordo com o CEO da Hitech Electric no Brasil, Rodrigo Contin, os novos veículos terão baterias da WEG. Além disso, itens da suspensão e freios são feitos por fornecedores brasileiros.


Publicidade

Planta poderá fazer 100 veículos por mês

Inicialmente, a planta terá capacidade para produzir 50 veículos por mês. Ele afirma que as entregas devem começar ainda em março. Depois, a capacidade instalada vai dobrar. Assim, a meta é que a fábrica passe a montar até 100 veículos elétricos por mês em breve.

Seja como for, a meta é vender até mil veículos por ano. "Há ainda previsão de ampliar a planta em novas fases. Assim, vamos poder atender a demanda do mercado, que é crescente”, diz o executivo.

Caminhões urbanos

De acordo com a Hitech Electric, no primeiro momento o foco são os VUCs. Inicialmente, serão feitos três modelos no Brasil. O e.coTruck e o e.coCargo têm capacidade técnica de 1,2 tonelada e para 800 kg de carga. O terceiro será o e.coDelivery, utilitário com área de 1,5m³ ou 400kg de capacidade de carga.


Todos serão oferecidos com um ou dois pacotes de baterias. Segundo a empresa, nas versões básicas a autonomia é de até 80 km. No caso das opções com duas baterias, chega a 280 km. Seja como for, mesmo esses modelos são votados às operações urbanas.

Hitech Electric começa a fabricar caminhões elétricos no País
Produção dos caminhões da Hitech Electric já nacionalizados começa em março

Conforme a Hitech Electric, a lista de clientes inclui de locadoras a pequenos e grandes frotistas. Bem como empresas que valorizam recursos avançados de conectividade. Embora não tenha revelado todos preços, Contin diz que os custos serão competitivos.


Além disso, o serviço de pós-vendas será oferecido por meio de parceria com o Centro Automotivo Porto Seguro e o Bosch Service. De acordo com a empresa, há pontos de atendimento nas principais praças do País.

Deixe sua opinião