Redação

16/04/2021 - 3 minutos de leitura.

Caminhões elétricos da Freightliner já estão à venda

Os caminhões elétricos Freightliner eCascadia e eM2 já podem ser encomendados nos EUA, porém a produção só deve começar no último trimestre de 2022

Caminhões elétricos da Freightliner
Caminhões elétricos da Freightliner Crédito: Freightliner/Divulgação

A Freightliner deu início à pré-venda de caminhões 100% elétricos. São dois modelos disponíveis nos Estados Unidos. Um é o cavalo-mecânico pesado eCascadia e o outro, o médio rígido eM2. A promessa da empresa é iniciar a produção no último trimestre de 2022.

Na prática, a dupla chegará ao mercado mais de quatro anos após ser anunciada. Isso se não houver atrasos. Em 2018 a marca norte-americana que pertence à Daimler informou que iniciaria os teste de seus caminhões elétricos.

LEIA TAMBÉM: eSprinter elétrica terá nova plataforma da Mercedes-Benz

Nesse intervalo, a Freightliner testou 38 caminhões elétricos. Assim, essa frota rodou quase 750 mil milhas. Ou seja, cerca de 1,2 milhão de quilômetros.

Autonomia de caminhões elétricos será de 400 km

O eCascadia é um modelo pesado da Classe 8. Ou seja, atua em operações rodoviárias de longas distâncias. Assim, terá duas opções de potência, equivalentes a 360 cv ​e 525 cv.

Segundo a Freightliner, as baterias são de 475 kWh. Portanto, a autonomia será de cerca de 400 quilômetros. De acordo com a marca, a recarga total poderá ser feita em 90 minutos. Isso em carregadores rápidos.

Portanto, são números superiores ao do Volvo VNR Electric. O cavalo-mecânico da marca sueca tem 455 de potência. Além disso, sua autonomia é de cerca de 193 milhas. Ou seja, de pouco mais de 300 km.

eM2 terá 180 cv ou 300 cv de potência

Porém, o Volvo VNR Electric tem sistema mais rápido de recarga. Segundo a marca, em 70 minutos é possível recarregar 80% das baterias.

Enfim, o eM2 é direcionado às operações regionais. O caminhão rígido poderá ter potências de 180 cv ou 300 cv. Além disso, a bateria vai ser de 315 kWh.

Assim, a autonomia será de cerca de 370 quilômetros. Segundo a Freightliner, a recarga de 80% da capacidade das baterias leva em torno de uma hora.

A marca não revelou os preço dos caminhões elétricos. Mas informou que vai auxiliar os clientes que quiserem adquirir seus caminhões elétricos.

Notícias relacionadas