A venda de veículos comerciais elétricos e a gás somou apenas 90 unidades em fevereiro. Assim, na comparação com janeiro, houve uma queda de mais de 157%. Da mesma forma, o desempenho foi menor que no mesmo mês do ano passado, quando a indústria vendeu 201 caminhões e ônibus que usam combustíveis mais limpos e alternativos ao diesel. Portanto, queda de 55%. Os números são da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos (Anfavea).
Vale relembrar que, em 2022, a indústria vendeu 1.105 caminhões e ônibus com tecnologias alternativas ao diesel. Seja como for, ainda é um número pequeno frente às vendas de caminhões com combustíveis fósseis, que somaram mais de 140 mil unidades no ano passado.
Mas, mesmo com o resultado ruim nos dois primeiros meses de 2023, a Anfavea acredita que a demanda por comerciais a gás e elétricos apresenta tendência de crescimento nos próximos meses. Isso porque as transportadoras precisam atender aos anseios de embarcadores que desejam reduzir as emissões de poluentes na logística de entrega de seus produtos. O mesmo ocorre com as empresas de ônibus urbano. São as novas práticas ESG.
Publicidade
LEIA MAIS
Venda de implementos rodoviários cai no 1º bimestre e aguarda o agronegócio
Scania testa ônibus a gás em transporte coletivo no PR
Passageiros de ônibus rodoviários preferem internet a conforto, aponta estudo
Ampliação da oferta
Em outubro de 2022, a Iveco lançou seu caminhão a gás no Brasil. Desde 2020, executivos da marca italiana dizem que essa é uma boa alternativa para reduzir as emissões de poluentes nos caminhões. A montadora já havia confirmado que traria um produto do tipo ao mercado brasileiro. Porém, o modelo que chegou é para aluguel. Trata-se do Hi-Way NG 600S46T.
Assim, o modelo da Iveco se junta à linha de caminhões Scania, pioneira com motor a gás no Brasil. Além disso, outras marcas oferecem caminhões elétricos. É o caso das chinesas JAC Motors e BYD, bem como da VWCO, única fabricante a produzir um modelo elétrico do País. A Volkswagen produz o e-Delivery na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. Porém, trata-se de um modelo leve. Assim, por ora, apenas a BYD tem um caminhão semipesado elétrico à venda.
Da mesma forma, a BYD aposta no segmento de ônibus elétricos e tem opções de chassis e carrocerias para modelos urbanos. Por sua vez, a Mercedes-Benz iniciou a produção nacional do chassi eO500U, um modelo urbano elétrico. Além disso, a encarroçadora Marcopolo anunciou recentemente que vai fabricar o ônibus Ativa no País.
O Estradão está no Instagram, confira!