Depois de a tecnologia ser aprovada por importantes clientes do agronegócio, a Volvo começa a oferecer o FH B100. Ou seja, a versão 100% biodiesel. A comercialização, no entanto, é sob consulta. Assim, é necessário um estudo da engenharia da fábrica. Isso ocorre porque o B100 não é um combustível comercializado no País. Mas as empresas que atuam no agronegócio já começam a desenvolver o combustível para o consumo da própria frota.
É o que ocorre com a Amaggi, atualmente maior frotista de B100 do País. Nesse sentido, a Volvo conta com 20 unidades vendidas para a empresa. Mas outras já estão sendo negociadas a outras companhias.
FH B100 é diferente do modelo preparado para o B14
Seja como for, além da consulta técnica do fabricante, o Volvo FH B100 custa em torno de R$ 20 mil frente ao caminhão tradicional. Segundo o diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, no Volvo B100 os sistemas do motor são mais reforçados frente ao caminhão que roda com o B14. Como catalisador, filtro DOC, sensores para detecção da mistura biodiesel. Além dos softwares de injeção e de controle de emissões que se diferem. Afinal, o veículo roda com maior proporção do combustível.
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Para rodar com 100% de biodiesel a Volvo fez um projeto de motor exclusivo. Por essa razão, a nova solução, por ora, é a única do mercado em que o transportador terá a flexibilidade de optar por diferentes proporções do combustível. Ou seja, partindo do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel) proporção liberada no Brasil, até o B100.
No Brasil B100 por ora é só para o FH, mas na Europa roda em toda gama
Conforme Cavalcanti, a solução está disponível em todas as versões do FH, independente da potência ou tração. Mas atualmente as vendas estão concentradas no modelo com tração 6x4, por ser o mais usado nas operações agro.
Seja como for, na Europa, os modelos Volvo FL, FE, FM, FMX, FH e FH16 com determinadas variantes dos motores diesel de 5, 8, 13 e 17 litros já podem rodar com o B100. O que leva a crer que aqui será questão de tempo. Ou seja, com o combustível mais disponível.
Um modelo certificado para biodiesel também significa que os requisitos Euro 6 são cumpridos. Nesse sentido, um caminhão abastecido exclusivamente com biodiesel reduz entre 30% e 70% as emissões de CO2. O que vai determinar a redução é o tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível.
O biodiesel é um combustível não fóssil proveniente de óleos vegetais. Por isso, faz todo sentido ser usado por empresas que produzem grãos, como soja e milho, por exemplo.
Todavia, para rodar com os veículos B100, conforme previsto em regulamentação, o transportador precisa de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Justamente por ser um combustível que não está disponível comercialmente.