Você está lendo...
Caminhão Shockwave Jet Truck alcança 605 km/h em 6 segundos; veja o vídeo
Notícias

Caminhão Shockwave Jet Truck alcança 605 km/h em 6 segundos; veja o vídeo

Caminhão mais veloz do mundo, o Shockwave Jet Truck é usado em corridas de arrancada (Drag Racing) e já competiu até com aeronaves

Redação

28 de mar, 2022 · 4 minutos de leitura.

Shockwave Jet Truck alcança 605 km/h em 6 segundos
Shockwave Jet Truck alcança 605 km/h em 6 segundos
Crédito:Divulgação
Shockwave Jet Truck alcança 605 km/h em 6 segundos

O temor "jet" no nome não é por acaso. Feito sobre a mesma plataforma do clássico Peterbilt de 1985, o Shockwave Jet Truck é simplesmente o caminhão mais rápido do mundo. Ele entrega potência máxima de incríveis 36,5 mil cv, bem como um torque de 2.908 mkgf (28.500 Nm). Dessa forma, atinge a velocidade final de 605 km/h em apenas 6 segundos! E é capaz de percorrer 400 metros em 6,6 segundos.

LEIA TAMBÉM
Scania lança primeiro caminhão a gás para coleta de lixo residencial

O caminhão foi projetado pela Damell Racing Enterprises. Trata-se de uma empresa de preparação de veículos com sede em Springfield, Oregon, nos Estados Unidos.


Shockwave, o mais rápido do mundo

Para alcançar tamanha velocidade em tão pouco tempo, o caminhão conta com três turbinas Pratt & Whitney J34-48. Ou seja, são as mesmas turbinas que equipam os aviões de treinamento de combate T-2 Buckeye, da Marinha norte-americana.

Dessa forma, graças a esses componentes, o Shockwave Jet Truck alcança alta velocidade em tão pouco tempo. E para manter tamanha potência, seus motores consomem cerca de 1,5 mil litros de combustível a cada 1,6 km percorridos.


Vale ressaltar que, quando o veículo está em aceleração, chega a sair fogo do seu escapamento. Não por acaso, os motores tiveram de ser instalados em uma posição mais inclinada. Os escapamentos verticais soltam fogo. Do mesmo modo, há anéis na saída dos motores a jato, que pulverizam diesel no queimador do motor. Assim, criam o efeito das chamas.

Ademais, por causa do desempenho, o caminhão, cujo sistema de freio é a disco em todas as rodas, precisa do auxílio de dois paraquedas, depois que o seu motor desliga. Assim, a frenagem ocorre com mais segurança.

Shockwave Jet Truck alcança 605 km/h em 6 segundos
Divulgação

Um show de caminhão

Sua função é atuar exclusivamente em corridas de Drag Racing. Bem como mostrar que o desenvolvimento tecnológico não tem limites. Dessa forma, a proposta é apresentar a performance do caminhão em feiras e eventos. À exemplo disso, um dos mais recentes eventos que participou, o Shockwave Jet Truck disputou corridas com aviões.

Seja como for, ao atingir a velocidade final de 605 km/h em 6 segundos, o Shockwave Jet Truck quebrou o recorde do Volvo Iron Knight. O modelo alcança 276 km/h.  Durante testes homologados pela Federação Internacional de Automobilismo, o caminhão sueco acelerou 500 metros em 13,67 segundos e foi de zero a 1.000 metros em 21,14 segundos.