A Alemanha estabeleceu uma nova regra para caminhão que trafega em áreas urbanas. A partir de agora, para virar à direita, os caminhões tem de obedecer ao limite de velocidade de 7 km/h. Ou seja, a mesma média de velocidade da caminhada de um pedestre, por exemplo. De acordo com autoridades de trânsito alemãs, o objetivo da medida é limitar o número de acidentes no país. Sobretudo entre ciclistas e caminhões que fazem conversão à direita.
LEIA MAIS
Volvo Iron Knight: caminhão veloz do mundo tem base mecânica do FH
Maior caminhão blindado da Prosegur é à prova de balas e requer cuidado
Caoa relança caminhão Hyundai HR em inédita versão 4WD manual, veja o preço
A primeira cidade a introduzir a medida foi Hannover. Coincidentemente, o mesmo local onde ocorre a maior feira de caminhões e transporte do mundo, o IAA.
Publicidade
Seja como for, estima-se que, com a nova medida, cerca de 25 motoristas tenham sido multados apenas nas primeiras horas. As infrações foram cometidas no cruzamento das ruas Beneckallee e Industriestrasse. Neste caso, a multa é de 70 euros (cerca de R$ 387 na conversão direta). Além disso, o motorista recebe um ponto na carteira de habilitação (CNH).
Caminhões mais seguros
Por causa das regras cada vez mais rígidas no trânsito alemão, sobretudo em áreas urbanas, a indústria de veículos comerciais lança cada vez mais tecnologias por lá. Exemplo disso é o Actros da Mercedes-Benz, que foi o primeiro caminhão a integrar tecnologias de segurança ativa de série.
Por exemplo, o modelo da marca da estrela de três pontas conta com o sistema ABA (assistente ativo de frenagem), que adiciona um radar e uma câmera de alta resolução para detectar obstáculos. Dessa forma, o caminhão "vê" ciclistas e pedestres no ponto cego. Ou mesmo freia sozinho se notar obstáculos à frente e o condutor não reagir.
Ou seja, além de alertar o motorista, o sistema faz a frenagem automática para evitar o acidente. Contudo, este recurso ainda não está disponível em modelos de vários fabricantes.
O Estradão está no Instagram, confira!