Notícias

Caminhão elétrico terá parada com recarga por energia solar

Projeto da parada na Califórnia será lançado em outubro e vai oferecer recarga para caminhão elétrico com emergia gerada por meio da luz do sol

Redação

11 de set, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

EUA terão parada de caminhão com energia solar para carregamento de veículo
EUA terão parada de caminhão com energia solar para carregamento de veículo
Crédito:WattEV/Divulgação
EUA terão parada de caminhão com energia solar para carregamento de veículo

Caminhão elétrico sendo recarregado com energia gerada pelo sol. Essa é a proposta de uma parada que será construída na Califórnia, nos Estados Unidos. O local será o primeiro do tipo naquele país. Com isso, o objetivo é ampliar a oferta de infraestrutura de recarga.

Leia também: Produção de caminhão até agosto é duas vezes maior que em 2020

A parada será construída pela WattEV Inc, empresa focada na transição do setor de transporte para o caminhão elétrico. Nesse sentido, a companhia fornece soluções em toda a cadeia. Portanto, desde a  infraestrutura até a frota e softwares para tornar viável a eletrificação do transporte.


Publicidade

De acordo com a WattEV, o projeto conta com aporte de US$ 5 milhões (cerca de R$ 26 milhões na conversão direta). Os recursos vieram da Comissão de Energia da Califórnia e o projeto deve ser lançado no fim de outubro.

Novas paradas voltadas ao caminhão elétrico

Segundo a empresa, a construção da nova parada de recarga para caminhão elétrico é fundamental. Sobretudo porque a estimativa é de que haja 12 mil caminhões elétricos nos EUA até 2030. “A parada é o primeiro passo para acelerar a transição para caminhões pesados elétricos”, diz o CEO da WattEV, Salim Youssefzadeh.


Além desta parada, a WattEV já tem outros projetos em vista. Ou seja, em San Bernardino e em Gardena, também na Califórnia. Como resultado, os novos postos atenderão caminhões que operam os portos de Los Angeles e Long Beach.

Serviços de mobilidade

Além disso, a WattEV promete ter uma frota com 30 caminhões pesados elétricos até o fim de 2022. Dessa forma, pretende atender clientes do sul da Califórnia. Nesse sentido. a companhia também devera oferecer mais serviços.


A primeira parceria será com a Total Transportation Services Inc. (TTSI). Ou seja, uma das líderes na transição para o caminhão eletrificado nos EUA. A transportadora já atua nos portos de Los Angeles e Long Beach, entre outros locais.

Segundo a WattEV, outro foco é o desenvolvimento de sistemas de gestão. Assim, essa plataforma eletrônica será específica para caminhões elétricos. Nesse sentido, o sistema vai interagir inclusive com as estações de carregamento.

Deixe sua opinião