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Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros Long Haul roda até 500 km e chega em 2024

Estande da Mercedes-Benz no Salão de Hannover destacou as novidades em eletromobilidade. Caminhão para longa distância é o destaque na feira

Andrea Ramos, De Hannover, Alemanha*

19 de set, 2022 · 8 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz
Caminhão elétrico eActros, da Mercedes-Benz, surge em duas versões distintas no Salão de Hannover
Crédito:Andrea Ramos/Estadão

A Mercedes-Benz abriu a edição do IAA Transportion 2022, maior salão de veículos comerciais do mundo que ocorre até o domingo (25) em Hannover, na Alemanha. Logo no evento de abertura da feira, a marca da estrela de três pontas apresentou o caminhão elétrico eActros Long Haul. Ou seja, sua aposta 100% a baterias para distâncias de até 500 km.

O caminhão conta com peso bruto total (PBT) de 42 t. Dessa forma, é o primeiro caminhão da fabricante movido exclusivamente a baterias que será destinado às viagens de longa distância. Nesse sentido vale lembrar que Tesla e Nikola prometem caminhões elétricos também com maior autonomia. Mas, por ora, não há data para o lançamento desses modelos.

A Mercedes-Benz colocará o eActros Long Haul em testes partir de 2023. De início, apenas em operações de clientes europeus. A produção em série está prevista para começar em 2024.


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Baterias mais resistentes

Além da boa autonomia com uma única carga, o eActros LongHaul é capaz de recarregar em megawatts. Isso significa que as suas baterias são feitas de íons de fosfato. Ou seja, segundo a engenharia da Mercedes-Benz, essa combinação proporciona maior vida útil. Além da maior densidade de energia, para poder percorrer grandes distâncias.

Ademais, o caminhão conta com três conjuntos de baterias, além de dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eletrônico. Eles geram uma potência contínua de 400 kW, com picos de mais de 600 kW. Já as baterias do eActros LongHaul podem ser recarregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em estações de carga ultrarrápida.

Andrea Ramos/Estadão

Outras apostas

Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também confirmou que produzirá versões rígidas do eActros LongHaul. Assim, pretende oferecer aos clientes mais de uma opção para um transporte totalmente elétrico. A equipe do Estradão conheceu o modelo exposto no estande da marca em Hannover. A bordo, tem o mesmo acabamento do Actros.

Todavia, por fora, difere-se dos caminhões da família de pesados da Mercedes-Benz. Ou seja, traz um traçados mais moderno e aerodinâmico que indica que essa nova identidade visual migrará para os caminhões tradicionais da marca. Leia-se modelos com motores a combustão.


Transporte limpo e flexível

Outra inovação apresentada no Salão de Hannover é o Mercedes-Benz eActros 300, outro caminhão 100% elétrico. O modelo chega na versão cavalo mecânico para o transporte de distribuição de carga pesada com uma autonomia de 220 km.

O caminhão usa a mesma tecnologia do eActros. Assim, conta com três baterias, cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh. Dessa forma, fornece autonomia de até 220 km com a carga completa. A produção em série terá início no segundo semestre de 2023.


Fuso para além da Ásia

A Mercedes-Benz também apresenta na feira alemã a nova geração do Fuso e-Canter para o mercado europeu. O lançamento ocorre 10 dias depois da apresentação do modelo no mercado japonês, país de origem da marca Fuso. Ademais, o caminhão chega com versões de capacidade de carga de 4,2 t a 8,5 t. Dessa forma, mantém-se como o produto mais versátil do seu segmento. Não por acaso, além da Ásia e Europa, é vendido na Austrália e Nova Zelândia.

Os próximos lançamentos no Brasil

Por ora, nenhum dos modelos em exibição em Hannover se tornarão reais no Brasil. Segundo o vice-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, diferentemente da Europa, onde já existem programas para tornar o transporte mais sustentável, isso ainda não ocorre no mercado brasileiro de caminhões. Em outras palavras, a montadora só vai trazer modelos elétricos mais avançados quando houver estímulos federais.

Entretanto, no setor de ônibus, o executivo lembrou que o modelo eO500U já está à venda no Brasil. Mas por iniciativas estaduais. Como, por exemplo, na cidade de São Paulo, que quer zerar até 2050 as emissões de poluentes nos ônibus urbanos.


"Outra situação é que temos clientes do transporte rodoviário interessados na propulsão elétrica dos caminhões. Como no segmento de bebida. Há uma pressão. Porém, a tecnologia é cara. E custa quatro vezes em relação ao diesel. Além disso, não há regulamentos no País para justificar esse investimento como ocorreu com os ônibus", explica Leoncini.

Todavia, o executivo enxerga que, no curto prazo, caminhões elétricos no segmento urbano se tornarão realidade nas principais capitais do País. "A demanda existe, mas quando se fala de preço, a demanda acaba", resume o executivo.


Mercedes-Benz lança novo câmbio Powershift

A partir de outubro, os caminhões Actros virão equipados com a nova geração da transmissão Powershift. Segundo a Mercedes-Benz, as trocas de marchas são 40% mais rápidas, bem como ajudam a reduzir até 4% o consumo de diesel.

Ademais, a alemã apresenta a nova geração do Mirror Cam, sistema que traz câmeras no lugar dos retrovisores. Nesse sentido, o item está com os braços mais curtos. E a visibilidade foi melhorada. Todavia, essas novidades só devem chegar ao Brasil a partir da Fenatran, com o lançamento da nova linha Euro 6. Mas a Mercedes-Benz do Brasil não confirmou.

*Viajou a convite da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores).


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