Um caminhão elétrico Volvo FM Electric iniciou recentemente um período de testes na coleta de lixo em Curitiba. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital paranaense está conduzindo a ação, que vai durar três meses.
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O veículo é um FM Electric 4×2 rígido, impulsionado por dois motores elétricos que entregam um total de 450 cv de potência. A energia provém de quatro baterias que, combinadas, somam 360 kWh, proporcionando ao veículo autonomia de até 150 quilômetros, segundo a Volvo. O modelo está em serviço com a Cavo, empresa responsável pela coleta de lixo em Curitiba.
O caminhão elétrico Volvo tem compactador de lixo com capacidade de 15 m³. A tomada de força do implemento conecta-se diretamente à caixa de transmissão. Há também possibilidade de ocasionalmente energizar o sistema por meio de um motor elétrico adicional ou com uma tomada elétrica externa.
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![Volvo, caminhão de lixo](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/20153154/caminhaolixo-volvo_02-1160x652.jpg)
Diferentemente dos caminhões de lixo convencionais, que usam a potência do motor a diesel para acionar o compactador, em um processo barulhento, o caminhão elétrico da Volvo testado em Curitiba, em contrapartida, é silencioso.
“Com zero emissões e baixo ruído, (caminhões elétricos) contribuem para o conforto e a qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham nas áreas onde a operação é feita. Também podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental”, afirma Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo.
Caminhão elétrico da Volvo tem mercado promissor
O segmento de caminhões de lixo com motorização elétrica tem um horizonte promissor, ainda mais com a chance de contribuir na preservação do meio ambiente. “O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer, por conta do constante desenvolvimento das áreas urbanas e da contínua preocupação com emissões e ruído, comentou Mildenberg.
Comparado a um caminhão de lixo com motor a diesel, que roda cerca de 50 mil quilômetros por ano, um veículo elétrico na mesma função deixa de consumir aproximadamente 20 mil litros de combustível. Além disso, segundo a Volvo, essa economia evita a emissão de 60 toneladas de CO₂.
De acordo com dados da Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários, no ano passado foram emplacados perto de 900 caminhões com compactadores de lixo no Brasil.
![Volvo, FM Electric](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/20153210/caminhaolixo-volvo_04-1160x652.jpg)
Caminhão de lixo mais seguro do Brasil
Conhecida por seus veículos com diversos dispositivos de segurança, a Volvo mantém essa tradição no FM Electric. Ele possui, por exemplo, um sistema de detecta e alerta o motorista sobre a presença de pedestres e ciclistas, bem como uma câmera de monitoramento na traseira.
O caminhão elétrico Volvo tem ainda airbags, controle de estabilidade e de tração, sensor de fadiga, cabine com célula de sobrevivência e faróis de LEDs. Ademais, o FM Electric também tem incorporado o piloto automático adaptativo e sistema de frenagem de emergência.
“É com certeza o caminhão elétrico para lixo mais seguro do Brasil”, diz Rafael Erbano, engenheiro de vendas da Volvo.
![Volvo, caminhão elétrico](https://fotos-estradao-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/20153147/caminhaolixo-volvo_01-1160x653.jpg)
Por último, um curioso item de segurança do FM Electric é o Avas. Esse dispositivo emite sons por meio de autofalantes externos no intuito de alertar os pedestres no entorno do caminhão, que por ser elétrico faz pouco ruído. O equipamento projetado pela Volvo é acionado em momentos quando o veículo está parado, arrancando, acelerando, desacelerando ou em manobras em marcha à ré.