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Caminhão elétrico da Volvo coleta lixo sem ruído e emissões em Curitiba

Caminhão Volvo FM Electric com motorização 100% elétrica está em fase de avaliação no serviço de coleta de lixo em Curitiba

Thiago Vinholes

20 de jun, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Volvo, caminhão de lixo,
Caminhão de lixo com motor elétrico está em testes na capital paranaense
Crédito:Volvo

Um caminhão elétrico Volvo FM Electric iniciou recentemente um período de testes na coleta de lixo em Curitiba. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital paranaense está conduzindo a ação, que vai durar três meses.

O veículo é um FM Electric 4×2 rígido, impulsionado por dois motores elétricos que entregam um total de 450 cv de potência. A energia provém de quatro baterias que, combinadas, somam 360 kWh, proporcionando ao veículo autonomia de até 150 quilômetros, segundo a Volvo. O modelo está em serviço com a Cavo, empresa responsável pela coleta de lixo em Curitiba.

O caminhão elétrico Volvo tem compactador de lixo com capacidade de 15 m³. A tomada de força do implemento conecta-se diretamente à caixa de transmissão. Há também possibilidade de ocasionalmente energizar o sistema por meio de um motor elétrico adicional ou com uma tomada elétrica externa.


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Volvo, caminhão de lixo
Volvo

Diferentemente dos caminhões de lixo convencionais, que usam a potência do motor a diesel para acionar o compactador, em um processo barulhento, o caminhão elétrico da Volvo testado em Curitiba, em contrapartida, é silencioso.

“Com zero emissões e baixo ruído, (caminhões elétricos) contribuem para o conforto e a qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham nas áreas onde a operação é feita. Também podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental”, afirma Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo.


Caminhão elétrico da Volvo tem mercado promissor

O segmento de caminhões de lixo com motorização elétrica tem um horizonte promissor, ainda mais com a chance de contribuir na preservação do meio ambiente. “O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer, por conta do constante desenvolvimento das áreas urbanas e da contínua preocupação com emissões e ruído, comentou Mildenberg.

Comparado a um caminhão de lixo com motor a diesel, que roda cerca de 50 mil quilômetros por ano, um veículo elétrico na mesma função deixa de consumir aproximadamente 20 mil litros de combustível. Além disso, segundo a Volvo, essa economia evita a emissão de 60 toneladas de CO₂.

De acordo com dados da Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários, no ano passado foram emplacados perto de 900 caminhões com compactadores de lixo no Brasil.


Volvo, FM Electric
Volvo

Caminhão de lixo mais seguro do Brasil

Conhecida por seus veículos com diversos dispositivos de segurança, a Volvo mantém essa tradição no FM Electric. Ele possui, por exemplo, um sistema de detecta e alerta o motorista sobre a presença de pedestres e ciclistas, bem como uma câmera de monitoramento na traseira.

O caminhão elétrico Volvo tem ainda airbags, controle de estabilidade e de tração, sensor de fadiga, cabine com célula de sobrevivência e faróis de LEDs. Ademais, o FM Electric também tem incorporado o piloto automático adaptativo e sistema de frenagem de emergência.


“É com certeza o caminhão elétrico para lixo mais seguro do Brasil”, diz Rafael Erbano, engenheiro de vendas da Volvo.

Volvo, caminhão elétrico
Volvo

Por último, um curioso item de segurança do FM Electric é o Avas. Esse dispositivo emite sons por meio de autofalantes externos no intuito de alertar os pedestres no entorno do caminhão, que por ser elétrico faz pouco ruído. O equipamento projetado pela Volvo é acionado em momentos quando o veículo está parado, arrancando, acelerando, desacelerando ou em manobras em marcha à ré.


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