A JAC Motors já vende no Brasil o caminhão elétrico iET 1200. O modelo, focado no transporte de carga em centros urbanos, tem preço sugerido de R$ 349.900. A espera pela entrega gira em torno de quatro meses. Ou seja: quem comprar agora receberá o caminhão entre outubro e novembro de 2020.
O iET 1200 é um caminhão posicionado entre as categorias de semi-leves e leves. O foco é o transporte urbano de cargas. O motor elétrico síncrono de imã permanente gera o equivalente a 122,4 mkgf de torque. A sigla do nome do modelo refere-se a Intelligent Energy Truck (caminhão de energia inteligente, em tradução livre).
Publicidade
A potência é equivalente a 177 cv. De acordo com dados da JAC Motors, o iET 1200 pode chegar a 90 km/h. A aceleração de 0 a 50 km/h é feita em cerca de 10 segundos.
Caminhão elétrico tem autonomia de 200 km
O caminhão elétrico JAC iET 1200 faz parte da linha Shuailing i. A série integra a divisão de veículos comerciais elétricos da fabricante chinesa. Essa família utiliza baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP)
Quando foi lançado no Brasil, em maio do ano passado, o caminhão elétrico da JAC tinha preço sugerido de R$ 259.900. Em 14 meses, o preço subiu R$ 90 mil. "Veículo elétrico é igual à comida orgânica: não é barato, mas faz bem à saúde", diz o representante da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib.
O empresário se refere ao fato de o caminhão elétrico não emitir poluentes. E também ser bem silencioso que modelos equivalentes com motor a diesel, por exemplo.
Segundo informações da JAC, o pacote de baterias de 97 kWh garante autonomia de 200 km no ciclo NEDC, antiga norma utilizada na Europa. Para repor a energia, há dois tipos de recarregadores.
Recarga lenta leva 12 horas
O mais simples, que vem junto com o caminhão, pode ser plugado em tomadas convencionais de 220V. Nesse caso, a recarga completa é feita em cerca de 12 horas.
Com o dispositivo rápido, que é trifásico e deve ser conectado à tomadas de 380V. Com esse equipamento a recarga completa é feita em duas horas. A JAC não revelou o preço desse sistema.
Habib afirma que a maior parte dos caminhões de transporte urbano roda até 80 km por dia. São veículos utilizados por empresas que entregam refrigerantes e medicamentos, por exemplo. "Nosso caminhão está sendo testado por várias empresas, como distribuidoras de alimentos", diz o executivo.
Caminhão elétrico da Volkswagen atrasou
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) postergou a estreia do e-Delivery. A versão elétrica da linha urbana de caminhões da marca deveria estrear neste ano. Com a pandemia, as vendas devem começar no primeiro trimestre de 2021.
Segundo informações da marca alemã, o projeto do caminhão foi feito no centro de desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ). O motor elétrico do e-Delivery gera o equivalente a 244 cv.
Com 100% de carga nas baterias, a autonomia é de aproximadamente 200 km. A recarga completa pode ser feita em cerca de três horas, de acordo com dados divulgados pela empresa.
Serão oferecidas duas versões do e-Delivery: de 11 e 13 toneladas. Os preços não foram revelados. Assim como o modelo da JAC Motors, o caminhão da VW vem sendo testado por várias empresas no Brasil.