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Caminhão a hidrogênio roda mais 1.000 km sem reabastecer

O Mercedes-Benz GenH12 fez a viagem abastecido com hidrogênio líquido que, segundo a Daimler, é a melhor solução para operações de longa distância

Redação

28 de set, 2023 · 3 minutos de leitura.

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hidrogênio líquido
O hidrogênio líquido aumenta a autonomia e permite um desempenho comparável ao de um caminhão a diesel convencional
Crédito:Divulgação/Daimler Truck

O hidrogênio líquido é um forte candidato para reduzir as emissões do setor de transporte rodoviário de carga. Sobretudo as operações de longa distância. Na Europa, os testes com a tecnologia de célula a hidrogênio avançam rapidamente. Recentemente, um caminhão Mercedes-Benz GenH12 a hidrogênio líquido percorreu 1.047 quilômetros na Alemanha.

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Conforme a Daimler Truck, a viagem foi feita com apenas um abastecimento. Assim, o caminhão partiu de Wörth am Rhein, na segunda-feira, 25 de setembro, e chegou a Berlim na terça-feira, 26. Antes de iniciar a viagem, o Mercedes-Benz GenH2 recebeu hidrogênio líquido na área de protótipos da Daimler Truck.

Abastecimento em dois tanques

O posto fica no Centro de Testes e Desenvolvimento e utiliza hidrogênio da Air Liquide feito a partir de biometano. O hidrogênio líquido foi mantido a -253 °C. Para isso, a empresa utilizou dois tanques com capacidade de 40 kg.


Segundo a empresa, os reservatórios ficam dos dois lados do chassio. Além disso, os tanques receberam um isolamento especial. Portanto, durante toda a viagem foi possível manter a temperatura adequada do hidrogênio. E sem necessidade de resfriamento ativo.

De acordo com a Daimler, o hidrogênio líquido tem ótimo potencial. Ou seja, por causa da maior densidade de energia em relação ao hidrogênio gasoso. Assim, é possível transportar mais combustível. Conforme a Daimler, isso garante maior autonomia. Em outras palavras, é equivalente à de caminhões a diesel convencionais.

Conforme comunicado da montadora, diminuir as emissões dos caminhões é urgente. Para isso, a ideia é usar soluções como hidrogênio e baterias. No caso do hidrogênio, a empresa aposta que esta é a melhor opção para operações de longa distância.


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