Tecnologia

Caminhão a hidrogênio da GWM chega ao Brasil em julho para testes

Caminhão a hidrogênio da GWM enviado ao Brasil para testes tem 500 cv de potência e capacidade máxima de 49 toneladas

Thiago Vinholes

16 de jun, 2025 · 6 minutos de leitura.

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GWM, hidrogênio
GWM vai testar no Brasil caminhão de 49 toneladas movido a hidrogênio a partir deste ano
Crédito:GWM/Divulgação

O primeiro caminhão a hidrogênio da GWM já está a caminho do Brasil. A unidade, enviada pela montadora chinesa para testes, deve desembarcar no porto de Vitória (ES) na primeira semana de julho. O modelo será avaliado em território nacional como parte da estratégia da marca para explorar novas soluções sustentáveis no transporte de carga.

O modelo enviado ao Brasil pertence à If You, divisão de caminhões da GWM na China especializada em veículos movidos a célula de combustível. De acordo com dados da marca, o caminhão tem PBTC de 49 toneladas. Além disso, o Estradão apurou que o modelo a caminho do Brasil passou por adaptações na China para atender às particularidades do País, incluindo a inserção de alertas sonoros em português.

GWM, hidrogênio
A GWM tem uma marca de caminhões a hidrogênio na China, a If You - Tião Oliveira/Estadão

Os testes com o modelo no Brasil estavam inicialmente previstos para o fim de 2024 e, depois, para o primeiro trimestre de 2025. Após os adiamentos, a montadora confirmou durante o Festival Interlagos, em São Paulo (SP), neste mês, que o veículo estava a bordo de um navio a caminho do País.

Caminhão a hidrogênio da GWM tem 500 km de alcance

O caminhão da GWM é um FCEV, sigla em inglês para Veículo Elétrico com Célula de Combustível. Esse é o dispositivo que combina hidrogênio com oxigênio para gerar eletricidade. Essa energia alimenta as baterias, que, por sua vez, movem o motor elétrico do modelo. Segundo o grupo chinês, o veículo enviado ao Brasil tem motorização elétrica de 539 cv de potência.


Ainda de acordo com a montadora, os testes com o caminhão serão realizados com o apoio da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Atualmente, essas duas instituições, localizadas a cerca de 280 quilômetros uma da outra, concentram os únicos postos de abastecimento de hidrogênio disponíveis no Brasil.

GWM, caminhão a hidrogênio
Caminhão a hidrogênio da GWM tem alcance de 500 km - Tião Oliveira/Estadão

Conforme dados do fabricante, o veículo com carga máxima tem alcance de aproximadamente 500 quilômetros. O caminhão que chegará ao Brasil possui quatro cilindros de hidrogênio instalados na parte traseira da carroceria, com capacidade para transportar cerca de 50 quilos do combustível.

GWM quer colaborar na produção de veículos FCEV no Brasil

Em entrevista ao Estradão em dezembro de 2024, Thiago Sugahara, gerente de ESG da GWM Brasil, contou que a avaliação do caminhão a hidrogênio no Brasil é um primeiro passo que pode levar a uma escalada da tecnologia no mercado nacional.

“Vamos testar o caminhão e desenvolver parcerias com empresas e integradores locais. Futuramente, a GWM pode fornecer sistemas de célula a combustível para o desenvolvimento e produção de caminhões e ônibus a hidrogênio no Brasil", disse Sugahara.


O executivo também ressaltou que o Brasil tem grande potencial para produzir hidrogênio de baixo carbono. “Podemos obter o hidrogênio de diversas formas e o Brasil reúne as condições ideais para produzi-lo com baixa emissão de carbono, já que a maior parte da nossa energia vem de fontes renováveis”, afirmou.

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