O fator humano é a principal causa de acidentes com mortes na estrada. Inclusive, é mais relevante do que as condições da via e eventuais defeitos mecânicos. Esta é a conclusão da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nesse sentido, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) aponta que 42% dos acidentes estão relacionados ao sono. E 18% ocorrem por fadiga.
Por isso, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) alerta também para a falta de descanso adequado, o que é comum. Sobretudo entre caminhoneiros autônomos. E isso também aumenta muito o risco de acidentes para motoristas de caminhão.
O levantamento mais recente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que, em 2021, das 5.391 vidas perdidas em acidentes de trânsito nas rodovias, 854 vítimas eram ocupantes de caminhões. Ou seja, 15,9% do total de mortes.
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Seja como for, o assessor institucional da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, a CNTA, Alan Medeiros Otani, explicou ao Estradão que algumas técnicas simples podem ajudar o caminhoneiro a dirigir com mais segurança. De acordo com ele, o primeiro passo é respeitar seus limites. Ou seja, cansaço e falta de sono são armas no trânsito.
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Atenção ao estado emocional
Além de descansar para pegar a estrada e não exceder tempo ao volante, é importante o motorista cuidar do emocional. "Assim, dirigir em estado de estresse, ansiedade ou raiva, afeta o desempenho ao volante". Outra forma de evitar acidentes é fazer a manutenção do caminhão corretamente. Assim, garantirá a segurança do motorista e de outras pessoas.
Otoni também chama a atenção para a importância de conhecer bem a rota por onde vai passar. Desta maneira, o caminhoneiro saberá quais as condições da estrada. Bem como o fluxo e condições de parada. "Com esse preparo, os riscos de acidente diminuem muito".
Segundo ele, estacionar no lugar certo também é uma forma eficiente de evitar acidentes. Mesmo em situações inesperadas, manter essa conduta evita colisões. Quando não for possível, é importante que o caminhoneiro sinalize devidamente o local de parada.
MP para contratação do próprio seguro
Assim como a Lei do Descanso que está em vigor desde 2015, outras regras podem ajudar a trazer mais segurança ao dirigir. Esse é o caso da Medida Provisória 1.153/2. Assim, poderá garantir ao caminhoneiro autônomo o direito de contratar o seu próprio seguro de carga.
Assim, com base na lei de 2002, as empresas embarcadoras, ou seja, as donas da carga, passaram a contratar os seguros. Dessa forma, estabelecem condições da apólice ao plano de gerenciamento de riscos. Se virar lei, a MP proibirá esta prática. E garantirá que o transportador tenha exclusividade pela escolha da sua seguradora e condições de apólice.
Seja como for, na visão da CNTA, com a nova realidade o caminhoneiro autônomo terá mais condições de gerenciar sua rota e seu tempo. "Isso refletirá, entre outras coisas, em mais segurança ao dirigir. O motorista não precisará exceder seu limite de tempo ao volante para cumprir as regras do gerenciamento de risco exigido pela seguradora. Isso porque o gerenciamento de risco será feito por ele com sua seguradora, não mais pelo embarcador", explica Alan Medeiros Otani.