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Biodiesel B100 vai ser usado em 24 Scania de distribuidor de combustível

Frota de caminhões da empresa vai usar biodiesel 100% feito de material orgânico e, com isso, redução das emissões de CO₂ chega a 95%

Andrea Ramos

16 de jan, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Grupo Potencial começa a usar biodiesel B100 na frota de caminhões
Grupo Potêncial
Crédito:Grupo Potêncial/Divulgação
Grupo Potencial começa a usar biodiesel B100 na frota de caminhões

O Grupo Potencial uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil. Agora, a empresa investiu cerca de R$ 26,4 milhões na compra de 24 caminhões Scania que vão rodar com biodiesel B100. Ou seja, a composição 100% feita de material orgânico, sem diesel mineral. Vale lembrar que o diesel vendido no Brasil tem 12% de biodiesel na composição.

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Segundo a Potencial, o uso do biodiesel B100 garante redução de até 95% das emissões de dióxido de carbono (CO₂). Nesse sentido, o primeiro caminhão da frota movido a biodiesel começou a operar no fim de 2023. O modelo faz a rota ente o Porto de Paranaguá e a usina de biodiesel da companhia, em Lapa. De acordo com a Potencial, a distância entre as duas cidades paranaenses é de 150 km.

Conforme a distribuidora, o modelo, um Scania feito em 2019, já fazia parte de sua frota. Porém, para poder rodar com biodiesel B100 o caminhão recebeu atualizações. Basicamente, foram trocados itens como filtros e o software de gerenciamento do motor. O novo sistema, que custa cerca de R$ 20 mil, é fornecido pela própria Scania. Portanto, mantém as características originais do caminhão.

Grupo Potencial quer aumentar uso de biodiesel 

Grupo Potencial começa a usar biodiesel B100 na frota de caminhões
Scania 2019 recebeu atualizações e usa biodiesel B100 desde dezembro; FOTOS: Potencial/Divulgação

De acordo com o Grupo Potencial, os novos caminhões têm funcionamento parecido com o de carros com motor flex. Ou seja, podem rodar tanto com biodiesel quanto com diesel comum. Bem como com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Porém, a ideia é expandir a frota com caminhões a biodiesel também de outras marcas.

Agora, a empresa está iniciando a segunda etapa do projeto. Ou seja, já negocia com outras montadoras a conversão dos caminhões para biodiesel. Atualmente, a frota da Potencial conta com 150 caminhões de várias marcas. Segundo o vice-presidente da companhia, Carlos Eduardo Hammerschmidt, no segundo semestre os 24 novos Scania começam a rodar com biodiesel B100.

Uso de biodiesel B100 ainda gera polêmica

O uso de biodiesel no Brasil é controverso. Recentemente o Ministério das Minas e Energia anunciou que o percentual do biodiesel no diesel vai passar de 12% para 14%. Entretanto, há quem diga que a nova mistura, válida a partir de março, faz mal para os caminhões. Seja como for, o gerente geral de qualidade e operações do Grupo Potencial, Robson Rodrigues Antunes, diz que isso é um mito.


De acordo com ele, dá para evitar danos ao veículo mudando parâmetros básicos. "No inverno, por exemplo, nós reduzimos para menos de 10% o uso de gorduras animais. E utilizamos mais de 90% de matérias primas de origem vegetal e também óleos sintéticos produzidos pela própria empresa”, diz. Segundo o especialista, isso reduz o risco de entupimento das linhas de alimentação do motor.

Especificações

A Potencial Biodiesel, divisão da empresa paranaense, é a maior produtora de biocombustível do Brasil em uma única planta. Além disso, é a terceira maior do mundo. No total, produz 900 mil m³ do produto por ano. O biodiesel B100 feito pela empresa tem 75% óleo vegetal e 25% de gordura animal.

Segundo a empresa, o produto utiliza três tipos básicos de matérias primas. Ou seja, óleo degomado de soja, resíduos de gordura animal e óleo de cozinha usado. "Com isso, contribuímos para reduzir o volume de resíduo com destinação inadequada, de forma a minimizar seus impactos ambientais”, diz Antunes. 


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