O Grupo Potencial uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil. Agora, a empresa investiu cerca de R$ 26,4 milhões na compra de 24 caminhões Scania que vão rodar com biodiesel B100. Ou seja, a composição 100% feita de material orgânico, sem diesel mineral. Vale lembrar que o diesel vendido no Brasil tem 12% de biodiesel na composição.
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Segundo a Potencial, o uso do biodiesel B100 garante redução de até 95% das emissões de dióxido de carbono (CO₂). Nesse sentido, o primeiro caminhão da frota movido a biodiesel começou a operar no fim de 2023. O modelo faz a rota ente o Porto de Paranaguá e a usina de biodiesel da companhia, em Lapa. De acordo com a Potencial, a distância entre as duas cidades paranaenses é de 150 km.
Conforme a distribuidora, o modelo, um Scania feito em 2019, já fazia parte de sua frota. Porém, para poder rodar com biodiesel B100 o caminhão recebeu atualizações. Basicamente, foram trocados itens como filtros e o software de gerenciamento do motor. O novo sistema, que custa cerca de R$ 20 mil, é fornecido pela própria Scania. Portanto, mantém as características originais do caminhão.
Grupo Potencial quer aumentar uso de biodiesel
De acordo com o Grupo Potencial, os novos caminhões têm funcionamento parecido com o de carros com motor flex. Ou seja, podem rodar tanto com biodiesel quanto com diesel comum. Bem como com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Porém, a ideia é expandir a frota com caminhões a biodiesel também de outras marcas.
Agora, a empresa está iniciando a segunda etapa do projeto. Ou seja, já negocia com outras montadoras a conversão dos caminhões para biodiesel. Atualmente, a frota da Potencial conta com 150 caminhões de várias marcas. Segundo o vice-presidente da companhia, Carlos Eduardo Hammerschmidt, no segundo semestre os 24 novos Scania começam a rodar com biodiesel B100.
Uso de biodiesel B100 ainda gera polêmica
O uso de biodiesel no Brasil é controverso. Recentemente o Ministério das Minas e Energia anunciou que o percentual do biodiesel no diesel vai passar de 12% para 14%. Entretanto, há quem diga que a nova mistura, válida a partir de março, faz mal para os caminhões. Seja como for, o gerente geral de qualidade e operações do Grupo Potencial, Robson Rodrigues Antunes, diz que isso é um mito.
De acordo com ele, dá para evitar danos ao veículo mudando parâmetros básicos. "No inverno, por exemplo, nós reduzimos para menos de 10% o uso de gorduras animais. E utilizamos mais de 90% de matérias primas de origem vegetal e também óleos sintéticos produzidos pela própria empresa”, diz. Segundo o especialista, isso reduz o risco de entupimento das linhas de alimentação do motor.
Especificações
A Potencial Biodiesel, divisão da empresa paranaense, é a maior produtora de biocombustível do Brasil em uma única planta. Além disso, é a terceira maior do mundo. No total, produz 900 mil m³ do produto por ano. O biodiesel B100 feito pela empresa tem 75% óleo vegetal e 25% de gordura animal.
Segundo a empresa, o produto utiliza três tipos básicos de matérias primas. Ou seja, óleo degomado de soja, resíduos de gordura animal e óleo de cozinha usado. "Com isso, contribuímos para reduzir o volume de resíduo com destinação inadequada, de forma a minimizar seus impactos ambientais”, diz Antunes.