Avaliação

Avaliamos o Citroën e-Jumpy, furgão elétrico ideal para entregas urbanas

Citroën e-Jumpy pode entrar em áreas de carga e descarga restritas a furgões maiores, tem várias soluções eletrônicas e bom desempenho, mas custa o dobro da versão a diesel

Andrea Ramos

17 de jan, 2023 · 9 minutos de leitura.

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Impressões e-Jumpy
Impressões e-Jumpy
Crédito:Fotos: Junior KR Pix
Impressões e-Jumpy

O Citroën e-Jumpy é o primeiro furgão médio elétrico da marca. Segundo a empresa, o modelo, que chegou ao Brasil no fim de 2021, teve cerca de 250 unidades. Entre os destaques, o e-Jumpy tem 1,94 metro de altura e 1,92 m de largura. Portanto, pode, por exemplo, entrar em estacionamentos e áreas de carga e descarga de prédios comerciais. Por isso, grandes empresas do setor de comércio eletrônico são potenciais compradores.

Porém, pesa contra o preço sugerido, de R$ 334.990. Ou seja, mais que o dobro da versão com motor a diesel, cuja tabela é de R$ 155 mil. Por isso, o utilitário elétrico acaba sendo interessante apenas para as empresas que precisam atender metas de redução de emissão de poluentes nas operações de transporte.

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Segundo a Citroën, o motor elétrico é alimentado por um conjunto de baterias de 75 kWh instalado sob o assoalho. Além disso, a potência é de 100 kW, equivalentes a 136 cv, e o torque de 26,5 mkgf é entregue de modo imediato.

Isso significa que o e-Jumpy, mesmo quando está carregado, tem boas respostas. Assim, mesmo tendo tração na dianteira o furgão arranca facilmente em subidas íngremes. Durante a avaliação, em que o carro estava com aproximadamente 700 kg de carga, o furgão se saiu muito bem.

Impressões e-Jumpy
Na avaliação, levamos mais peso do que volume e respostas agradaram muito; foi excelente

Capacidades

De acordo com a Citroën, a capacidade de carga do e-Jumpy é de 1.000 kg, ou 6,1 m³. No caso do modelo com motor a diesel, são 1.500 kg. Portanto, a diferença, de cerca de 500 kg, corresponde ao peso do conjunto de baterias.

Cem ele, o modelo tem autonomia para rodar até 330 km. Além disso, a recarga pode ser feita em tomadas convencionais. Nessa condição, após 12 horas plugado ao um sistema elétrico residencial, o monitor no painel indicava que a autonomia havia passado de 80 km para 262 km.  

Portanto, isso mostra que o e-Jumpy ainda não é uma opção adequada para quem tem um único furgão. Afinal, a instalação de carregadores de maior capacidade representa um custo alto. Seja como for, em um sistema de 100 kW, por exemplo, o tempo de recarga é de cerca de 45 minutos.


O e-Jumpy é produzido na França. Assim como seus irmãos e-Expert, da Peugeot e o e-Scudo, da Fiat. Aliás, os três têm a mesma carroceria, bem como nível de acabamento similar.

Na lateral, há porta deslizante de fácil abertura e fechamento. Além disso, as portas traseiras têm ângulo de abertura de 180°. Segundo a marca, isso facilita o embarque e desembarque inclusive de mercadorias compridas. Também colabora a baixa distância do assoalho em relação ao piso.

Única versão

No Brasil, o e-Jumpy é oferecido em versão única. Na cabine, destacam-se o painel de instrumentos com tela digital colorida de 3,5 polegadas. Nele estão reunidos velocímetro e indicador de marca e do modo de condução. Bem como do nível de carga das baterias e consumo de energia.


Entre os opcionais há sistema multimídia com tela de 7” e a câmera traseira, além de visão de 180°. Assim, o motorista pode ver tudo que ocorre ao redor do veículo. Esse item reduz o risco de acidentes e facilita as manobras em locais apertados.

Pelo multimídia o motorista tem acesso às demais informações do veículo. Além disso, pode espelhar o smartphone. Contudo, fez falta o volante multifuncional. Esse item tornaria a operação ainda mais prática.

Impressões e-Jumpy
Faltou comandos no volante, por outro lado, para um veículo obreiro oferece bom acabamento

Leva três pessoas

Vale ressaltar que o banco ao lado do motorista acomoda duas pessoas. Há cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes. Dois guarda-volumes sob esse assento permite guardar objetos menores. Bem como o cabo para recarga das baterias.

No quesito segurança, o Citroën e-Jumpy tem assistente de partida em rampas, freios com ABS, controle eletrônico de estabilidade e air bag duplo frontal. Além do indicador de fadiga do motorista e luzes de uso diurno. Por fim, há limitador de velocidade e controlador automático de velocidade.

No pequeno console à direita do volante fica o controle de condução. Por meio de teclas, é possível selecionar a marcha à frente, ré e o freio de estacionamento. A tecla B-Mode aciona o sistema que transforma as forças de frenagem em eletricidade.


Na direção

Aliás, pelo painel de instrumentos o motorista pode acompanhar o nível de energia recuperada. Além disso, nesse modo praticamente não é preciso usar o pedal de freios, o que reduz o desgaste do sistema. Afinal, ao tirar o pé do acelerador o e-Jumpy praticamente para. A direção, com assistência eletro-hidráulico, é leve em manobras e firme em velocidade alta.

O silêncio a bordo, comum em veículos elétricos, torna a tarefa de dirigir mais agradável. Aliás, como o motorista viaja em posição elevada, a visibilidade agrada. Mesmo considerando que o e-Jumpy tem 5,3 metros de comprimento.

Veredicto

O furgão e-Jumpy é ideal para operações de transporte em áreas urbanas. Além disso, tem a vantagem de poder ser guiado por motoristas com CNH de categoria B. Outro destaque é o bom comportamento, que lembra o de automóveis. Da mesma forma, o motor elétrico é silencioso e torna a condução muito confortável.


Entretanto, o preço ainda é proibitivo para pessoas físicas e pequenos frotistas. Por outro lado, atende perfeitamente empresas que precisam reduzir as emissões de poluentes nas operações de transporte.

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Fotos: Junior KR Pix

Ficha técnica e-Jumpy


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