Depois de a Volvo entregar 20 caminhões FH 540 com motor B100 ou 100% de biodiesel para a Amaggi, agora a transportadora recebe 100 unidades do Scania com a tecnologia. Dessa forma, trata-se da principal compra de caminhões B100 realizada pela Scania na América Latina.
Portanto, a Amaggi conta com a maior frota rodoviária do agro abastecida exclusivamente com o combustível. A adoção do uso do B100, que é produzido pela própria Amaggi a partir de óleo degomado de soja, integra a estratégia de negócios e de sustentabilidade da empresa que visa reduzir suas emissões de CO2.
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Depois de a tecnologia ser aprovada por importantes clientes do agronegócio, a Volvo começa a oferecer o FH B100. Ou seja, a versão 100% biodiesel. A comercialização, no entanto, é sob consulta. Assim, é necessário um estudo da engenharia da fábrica. Isso ocorre porque o B100 não é um combustível comercializado no País. Mas as empresas que atuam no agronegócio já começam a desenvolver o combustível para o consumo da própria frota.
É o que ocorre com a Amaggi, atualmente maior frotista de B100 do País. Nesse sentido, a Volvo conta com 20 unidades vendidas para a empresa. Mas outras já estão sendo negociadas a outras companhias.
FH B100 é diferente do modelo preparado para o B14
Seja como for, além da consulta técnica do fabricante, o Volvo FH B100 custa em torno de R$ 20 mil frente ao caminhão tradicional. Segundo o diretor comercial de caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti, no Volvo B100 os sistemas do motor são mais reforçados frente ao caminhão que roda com o B14. Como catalisador, filtro DOC, sensores para detecção da mistura biodiesel. Além dos softwares de injeção e de controle de emissões que se diferem. Afinal, o veículo roda com maior proporção do combustível.
Nesse sentido, projeta-se que a troca do diesel para o biodiesel vai trazer uma redução de aproximadamente 99% nas emissões de CO2, de acordo com o GHG Protocol. Ou seja, um protocolo com várias orientações que ajudam as empresas a gerenciarem as emissões de suas atividades.
Caminhões Scania B100 da frota da Amaggi
Seja como for, a Amaggi recebeu 101 caminhões Euro 6 movidos a B100. Sendo 100 do modelo 500 R 6x4 Super e um 500 R 6x2 Super, este para o transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento.
Trata-se da primeira venda de caminhões originais de fábrica da Scania que rodam com biodiesel 100% no Brasil. E ocorreu em novembro de 2023. Todavia, a empresa também comprou um lote de 250 caminhões 560 R 6x4 Super, que também começam a chegar na frota da empresa.
Seja como for, os caminhões vão operar no trecho entre o Norte de Mato Grosso até o terminal de Miritituba, no Pará. Ou seja, no transporte de grãos. A base da frota rodoviária da Amaggi fica em Matupá (MT), local em que os veículos também serão abastecidos com o B100.
O B100 da Amaggi
O biodiesel B100 da Amaggi é produzido a partir de óleo de soja degomado. O processamento da soja ocorre em uma indústria esmagadora da empresa localizada em Lucas do Rio Verde (MT). De lá, a matéria-prima segue para a fábrica de biodiesel, que entrou em operação ano passado, e fica anexa à esmagadora. Seja como for, sua capacidade de produção é de 338 mil m³ de biodiesel por ano, em uma área de mais de 26 mil m².
Além das embarcações fluviais, a Amaggi vai começar a usar o B100 nas próximas semanas no maquinário agrícola da Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT). Trata-se de uma parceria da companhia com a fabricante John Deere.