Cinco meses após anunciar a parceria com a Foton para a produção de caminhões Mercedes-Benz na China, a Daimler Automotive apresentou o Actros C. Ou seja, um caminhão com a mesma cabine do Actros Steamspace vendido na Europa. Mas com acabamento e trem de força mais simples.
Mesmo assim apostando no seu caminhão global, a Mercedes-Benz quer se beneficiar do enorme mercado de caminhões na China. Em outras palavras, em 2022, o gigante país asiático faturou 768 mil caminhões. Entretanto, mesmo com a retração frente à 2021, que fechou com 1,6 milhão, o resultado chega perto das vendas realizadas na Europa (336 mil) e EUA (476 mil). Portanto, números expressivos.
Seja como for, para a marca da estrela de três pontas ser bem-sucedida naquele mercado, o produto precisou de adaptação. Afinal, caminhões mais baratos dominam o mercado chinês.
Publicidade
Leia também: Caminhões elétricos da Hitech Electric vão ser feitos no Brasil
Sobre o Mercedes-Benz Actros na China
Dessa forma, o Actros conta com o mesmo painel da geração anterior. Ou seja, analógico. Deixando de lado as telas com tecnologia digital. Do mesmo modo, o sistema de freio do cavalo e da carreta também são acionados por uma alavanca no painel. Além disso, no lugar das lâmpadas de LED estão as convecionais.
Mas a maior economia vem do trem de força. Sob o túnel, a Mercedes-Benz trocou o seu motor OM pelo Cummins. E nas opções de potências de 470 cv e 580 cv. Eles atendem aos requisitos de emissão na China, equivalente ao Euro 6.
Do mesmo modo, a caixa de câmbio também é produzida localmente sob licença da ZF. Trata-se de uma transmissão de 12 velocidades equivalente à AS-Tronic.
Como resultado, a economia de componentes rendeu ao Mercedes-Benz Actros 6x4 um valor final equivalente a 70 mil euros (R$ 392 mil, na conversão direta). Ou seja, mais barato que um cavalo-mecânico espartano à venda no Brasil, com tração 6x4 que chega a custar em média R$ 700 mil. Ademais, o valor do Actros C é aproximadamente metade do preço de tabela que se aplica na Europa.
Produção
A joint venture entre Beijing Foton e a Daimler Trucks resultou na linha de montagem, localizada na região de Huairou, Pequim. A planta cobre uma área de mais de 400 mil m².
Contudo, vale lembrar que a Daimler iniciou sua operação na China há 10 anos. Agora, com o início da produção no mercado local, a marca Mercedes-Benz deve ampliar sua presença naquele país.