Redação

31/07/2020 - 5 minutos de leitura.

Actros 2653, caminhão mais potente da Mercedes-Benz, é avaliado no transporte de grãos

Novo Actros 2653 de 530 cv começou a ser avaliado no transporte de grãos. A Mercedes promete 12% de economia de combustível com o caminhão 6×4

O novo Actros 2653 de 530 cv começou a ser avaliado no transporte de grãos. O caminhão 6x4 promete 12% de economia de combustível
Crédito: Mercedes-Benz/Divulgação

O novo Mercedes-Benz Actros 2653 de 530 cv começou a ser testado pela Transportes Botuverá. A empresa de Rondonópolis (MT) está avaliando o caminhão mais potente da marca em suas operações de transporte de grãos.

O novo Actros 2653 é um modelo traçado, equipado com o motor OM 471, que  desenvolve potência de 530 cv e torque de 271 mkgf. O motor é o mais potente produzido pela marca no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Caminhão elétrico da JAC já tem preço no Brasil

Esse propulsor de 13 litros e seis cilindros em linha possui sistema de injeção eletrônica CDI (Common-Rail) X-Pulse com multiplicador de pressão. Além de um duplo comando de válvulas DOHC (dois de admissão e dois de escape por cilindro). Complementa o trem-de-força do caminhão o câmbio automatizado G-291 de 12 velocidades.

Actros 2653 promete economia de 12% de diesel

O veículo, com novo desenho, teve a aerodinâmica retrabalhada. Isso, agregado aos novos defletores e retrovisores com câmeras digitais MirrorCam, em combinação com o piloto automático preditivo, ajudam o Actros a ter até 12% de redução no consumo de combustível.

O novo Mercedes-Benz Actros 2653 6×4 vai operar na rota da soja

O novo Actros traz ainda inéditas tecnologias de segurança ativa que são de série. São assistente ativo de frenagem (ABA 5), sensores de ponto cego e de fadiga e o programa eletrônico de estabilidade (ESP). Além disso, também são de série o controle de proximidade e o assistente de faixa de rolagem.

Entre as vantagens do OM 471 para os clientes destaca-se o freio-motor. Ele oferece potência de frenagem de 560 cv, a maior do mercado. E dispensa o uso de retarder, deixando o veículo com a tara mais leve.

Portfólio com motor de 530 cv

Com a chegada do OM 471 de 530 cv, a Mercedes-Benz ampliou o portfólio de caminhões pesados rodoviários da linha Actros. Esse motor também é equipado no novo Actros 2553 LS 6×2, tanto na configuração cavalo-mecânico com suspensão pneumática como na nova suspensão metálica tuftrac.

Com essa cavalagem, o novo Actros pode operar no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas. E também combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container, entre outras aplicações.

Vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini explica que durante um ano, o novo Actros 2653 6×4 será utilizado nas operações da transportadora. O objetivo é demonstrar os atributos do veículo.

Com uma frota própria superior a 180 veículos e dois mil transportadores agregados, a Botuverá atua no transporte de grãos e fertilizantes. Além de defensivos, pluma de algodão, açúcar, combustível e outros.

“É um privilégio enorme para a Botuverá ser a primeira empresa de transporte do Brasil fazer testes de demonstração com o Actros de 530 cavalos”, diz o diretor executivo da transportadora, Adelino Bissoni.

Notícias relacionadas