Notícias

Daimler lança Actros F na Europa com cabine brasileira

A Daimler utilizou a cabine brasileira no Actros F, que acaba de ser revelado na Europa, foca o conforto do motorista e marca a estreia da Mercedes-Benz no segmento acima de 18t

Redação

29 de set, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Daimler
Crédito:Divulgação/Daimler

O novo Mercedes-Benz Actros F acaba de ser revelado pela Daimler na Europa. O caminhão será vendido a partir de janeiro de 2021 em vários países, sendo 24 eurpeus. Entre os destaques do modelo está a cabine, que foi desenvolvida pela área de engenharia da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. É a primeira vez que a filial brasileira fornece um projeto à matriz, na Alemanha.

Trata-se da mesma cabine do novo Actros lançado no Brasil na edição de 2019 da Fenatran. A escolha tem a ver, segundo a empresa, com o alto nível de conforto ao motorista. Isso porque o Actros F é focado em operações de longa distância. A letra "F" significa flexibilidade e funcionalidade.

Nesse tipo de caminhão a preocupação em reduzir o desgaste do motorista é ainda maior. De acordo com informações da Mercedes-Benz, a cabine criada no Brasil tem soluções que facilitam a entrada e saída, por exemplo. Por ter área externa baixa, a escada tem apenas três degraus.


Publicidade

A menor área frontal também contribui para diminuir a resistência ao ar. Na prática isso reduz o consumo de combustível em até 1%, de acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O número pode parecer pequeno, mas, dependendo do tamanho da frota, faz uma tremenda diferença. “Isso significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano para uma empresa que tenha 200 caminhões no País”, diz Leoncini.

O Actros F marca a estreia da Mercedes-Benz no segmento de cavalos-mecânicos acima de 18 toneladas. Até então, a marca não oferecia um modelo do tipo nem mesmo na Europa.


Disponível em 17 opções, o Actros F vem de série com itens como sistema de navegação GPS e controle de climatização, entre outros. Da lista de opcionais fazem parte soluções como controle de velocidade automático preditivo, por exemplo.

O sistema é conhecido popularmente como piloto automático. O dispositivo do novo Mercedes-Benz Actros F faz as trocas de marcha automaticamente. A "escolha" é feita a partir de variáveis como o estilo de condução do motorista, a topografia da via e o peso transportado, entre outras.

Daimler lança segunda geração do Actros Edition

Juntamente com o Actros F, a Daimler Trucks apresentou o novo Actros Edition 2 (abaixo). O modelo será vendido a partir de janeiro de 2021 apenas na Europa. Trata-se de uma edição especial, limitada a 400 unidades e equipada com itens exclusivos.


O modelo é, segundo informações da Mercedes-Benz, para quem busca mais opções de equipamentos e para autônomos. Como esses motoristas passam muito tempo no caminhão, precisam de mais itens de conforto. Por isso a marca oferece até 40 opcionais tanto para a cabine quanto para a parte externa.

 


 

Deixe sua opinião