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Henkel adota seu primeiro caminhão elétrico de grande porte no Brasil

Caminhão elétrico XCMG E7-49T da Henkel está em serviço na Grande São Paulo e interior do Estado

Thiago Vinholes

12 de dez, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Caminhão elétrico XCMG E7-49T
Crédito:Henkel/Divulgação

A Henkel, controladora de marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Bonderite, incorporou recentemente seu primeiro caminhão pesado com motorização 100% elétrica no Brasil. Trata-se de um cavalo mecânico 6x4 E7-49T da marca chinesa XCMG. O veículo, com Peso Bruto Combinado de 49 toneladas, opera na Grande São Paulo e no interior do Estado. Este também é o primeiro caminhão elétrico de grande porte adotado pela companhia em todo o mundo.

“Com a implementação do novo veículo em nossa logística, o Brasil se torna o primeiro país onde a Henkel está presente a utilizar em sua frota um caminhão desse porte para realizar as entregas para os clientes. O processo é feito com energia limpa desde a saída do centro de distribuição até o retorno para a recarga”, afirmou Daniel Rocha, Gerente de Logísticas e Mercadorias Perigosas da Henkel na América Latina.

De acordo com a empresa, o caminhão elétrico pode transportar 30 toneladas de carga. O modelo ainda apoia a logística interna da Henkel no Brasil, transportando produtos entre o centro de distribuição e a fábrica do grupo, ambos localizados em Jundaí (SP). Além do modelo da XCMG, a companhia tem outro caminhão elétrico na frota, mas de pequeno porte: um Jac iEV350T, com PBT de 3,5 toneladas.


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Com o emprego desses dois caminhões elétricos, a Henkel informa que ampliou sua capacidade de distribuição em 372%, saltando de nove para 33,5 toneladas diárias. Ademais, a empresa destaca que utiliza energia solar para recarregar as baterias dos veículos, "garantindo operações 100% sustentáveis".

Redução de emissões

A Henkel tem a meta global de, até 2030, diminuir em 30% das emissões de CO2 durante os processos de entregas de produtos aos clientes e transferência de mercadorias entre as fábricas e centros de distribuição.

Nesse sentido, segundo a companhia, a utilização do novo caminhão pesado elétrico reduzirá suas emissões de carbono em 31 toneladas por ano. Ainda de acordo com a empresa, esse nível de emissão é equivalente a 65 viagens aéreas de uma pessoa entre São Paulo e Manaus ou ao plantio de 465 árvores.


Andamos no novo E7-49 da XCMG
O XCMG E7-49T estreou no Brasil em 2023 - XCMG/Divulgação

O XCMG E7-49T foi o primeiro caminhão elétrico rodoviário oferecido no Brasil. O modelo está à venda no País desde maio de 2023. Conforme dados da marca, o veículo conta com um motor elétrico de 482 cv de potência e 204,1 mkgf de torque, associado a uma transmissão automatizada de quatro velocidades. O modelo tem autonomia de até 200 quilômetros.

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