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Caminhão elétrico XCMG chega ao Brasil por mais de R$ 1 milhão

Novo caminhão elétrico da chinesa no País tem autonomia de 150 km, PBTC de 49 t e, segundo a XCMG, custo por km é até 60% menor que o de modelo equivalente a diesel

Aline Feltrin

16 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

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caminhão elétrico

Segundo caminhão elétrico da XCMG no Brasil, o E7 49T já está á venda. Conforme a marca chinesa, o cavalo-mecânico com tração 6x4 é voltado a operações rodoviárias. Para isso, tem motor elétrico que gera 204 mkgf de torque e chega a 84 km/h. Além disso, tem Peso Bruto Total (PBT) de 23 toneladas e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 49 t. Bem como capacidade máxima de tração de 49 t. Embora a empresa não tenha revelado o preço, a estimativa é de cerca de R$ 1,3 milhão.

Conforme a XCMG, seu caminhão elétrico permite reduzir em até 60% o custo por quilômetro rodado. Ou seja, na comparação com um modelo equivalente com motor a diesel. Além disso, como é de praxe em veículos 100% elétricos, há baixos níveis de vibração e ruído. De acordo com a marca, a autonomia é de cerca de 150 quilômetros, conforme o tipo de uso.

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Vale já usa caminhão elétrico da XCMG

O leitor do Estradão vem acompanhando o avanço da XCMG no Brasil há tempos. Ou seja, o E7 49T é o segundo caminhão elétrico da marca chinesa oferecido no País. O primeiro chegou no início deste ano para atender uma demanda da Vale. Trata-se do rodoviário XGA4252 também com tração 6x4. Porém é destinado a operações de mineração.

Conforme apurado pelo Estradão, o contrato assinado em 2022 visa o fornecimento de caminhões elétricos apenas e para operações off-road. Segundo a empresa, esses veículos vão atuar em minas de extração de minério de ferro, níquel e cobre. Inicialmente, são dois caminhões elétricos com capacidade de 72 t. Eles vão atuar em Minas Gerais e na Indonésia, onde a Vale tem uma subsidiária.

Além disso, a mineradora pretende testar outro caminhão elétrico, mas com capacidade total maior, de 240 t. Até então, a XCMG oferecia no mercado brasileiro veículos da linha amarela, como empilhadeiras, motoniveladoras e retroescavadeiras. Bem como caminhões elétricos pesados para o setor de mineração.


Fundada em 1943, a XCMG se apresenta como o maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China. Desde 2004, a marca importa máquinas para o mercado brasileiro. Além disso, em 2014 iniciou a produção na cidade de Pouso Alegre (MG). Assim, a entrada da companhia no segmento de caminhões elétricos menores dá início a uma nova etapa na história da companhia no País.

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