A Mercedes-Benz do Brasil informou que alcançou, no último mês de outubro, o volume de venda de 15 mil caminhões customizados pelo Custom Tailored Center (CTC). A divisão de veículos especiais fica baseada na fábrica do grupo alemão em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
- VEJA MAIS:
- Volvo inicia produção do caminhão articulado A45G no Brasil
- Pesquisa aponta que apenas 7,5% das rodovias brasileiras são “ótimas”
- Governo de SP investe em novo centro para produção de hidrogênio
O resultado representa o acumulado de entregas de caminhões customizados da montadora no País em nove anos, entre agosto de 2015 e outubro de 2025. De acordo com Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, dos 15 mil veículos finalizados pelo CTC, 23,% foram para exportação.
“Cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes”, detalhou Ferrarez.
Publicidade
O CTC da Mercedes-Benz atende pedidos individuais de clientes com demandas por caminhões modificados ou com adaptações. “O cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da rede de concessionários da marca, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão”, diz o executivo da Mercedes-Benz do Brasil.
Solução do CTC virou item opcional no Atego
Alguns dos projetos de customização do CTC acabaram virando itens de série ou opcionais na linha de produção de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Por exemplo, o Pacote Robustez, criado pela divisão para equipar o Atego, hoje está disponível para toda a linha de veículos da marca no País.
O pacote equipa caminhões que operam em condições fora de estrada. Assim, os veículos recebem itens como parachoque dianteiro tripartido, grade metálica de proteção do farol, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, que facilita o acesso ao engate do cambão.
Caminhões customizados da Mercedes-Benz do Brasil
Os caminhões customizados da Mercedes-Benz do Brasil têm diversas aplicações. O CTC monta os veículos com uma série de equipamentos e modificações específicas, incluindo recursos de alta tecnologia. Um dos destaques é o Axor com sistema de direção autônoma, nas versões 8x4 e 6x4, usado na colheita de cana-de-açúcar no País.
O CTC também finaliza em São Bernardo do Campo o Atego 1719 Full Air. O caminhão semipesado atende ao transporte de cargas mais sensíveis, servindo principalmente no segmento de bebidas. O que torna diferente é a suspensão pneumática nos dois eixos, que oferecem maior segurança a carga em locomoção por ruas irregulares.
Outro projeto da divisão de caminhões customizados da montadora alemã no Brasil é o Actros Evolution “Estrela Delas”, para caminhoneiras. O modelo, apresentado recentemente na Fenatran 2024 e já disponível para encomendas, é uma versão do Actros equipado com vaso sanitário na cabina. Além disso, o pacote inclui um sistema de ventilação que elimina os odores do interior do veículo, ducha higiênica e um espelho atrás do banco do passageiro.