A venda de caminhões novos no Brasil cresceu 35,7% de janeiro a novembro deste ano. No acumulado dos 11 meses, foram emplacadas 93.405 unidades, ante as 68.823 vendidas no mesmo período de 2018. Considerando apenas novembro, porém, houve queda de 3,54%, com 9.162 emplacamentos, ante os 9.498 registrados em outubro.
No segmento de ônibus, o resultado do acumulado foi positivo. De janeiro a novembro de 2019 foram vendidas 24.759 unidades. A alta em relação às 17.511 vendas no mesmo período de 2018 foi de 41,39%. Em novembro, as vendas do setor
foram de 2.229 unidades, um recuo de 17,44% ante o resultado de outubro (2.700 emplacamentos.
Os dados são da Fenabrave, a federação que reúne as associações de concessionárias do Brasil. Confira (mais abaixo a lista dos modelos mais emplacados.
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Venda de caminhões e ônibus em alta
Considerando os segmentos de caminhões e ônibus, o crescimento das vendas no acumulado do ano foi de 36,87%. Nos 11 primeiros meses do ano o setor vendeu 118.164 unidades, ante as 86.334 emplacadas no mesmo período de 2018.
Somando os dois segmentos, em novembro os emplacamentos caíram 6,62%. O motivo, segundo informações da Fenabrave, foi o maior número de feriados de novembro. Mesmo assim, houve comemoração.
Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior diz que o ritmo de crescimento da venda de caminhões permanece como o esperado. O executivo afirma que o volume de emplacamentos nos 12 meses do ano deve crescer.
"Faltando apenas um mês para o fechamento do ano, notamos a estabilidade do mercado", afirma Assumpção Júnior. "Isso é positivo, pois não houve grandes oscilações durante o ano, o que confirma as nossas expectativas para 2019."
Ranking de vendas de caminhões
Na lista de venda de caminhões, o Mercedes-Benz Sprinter chassi-cabine 415 mantém a posição do topo entre os semileves. O modelo já havia conquistado essa posição no fechamento do ano passado.
No acumulado deste ano, foram emplacadas 2.233 unidades do semileve da Mercedes-Benz. Com isso, o modelo detém 43,49% de participação das vendas do segmento.
Com PBT de 3,8 toneladas, o Sprinter 415 se destaca pelos itens de segurança. O Mercedes-Benz vem de série com recursos como o Crosswind Assist (assistente de vento lateral).
Sprinter é bem equipado e seguro
O sistema reduz a oscilação do veículo em caso de fortes ventos laterais. O recurso também será oferecido na versão 416, cujas vendas no mercado brasileiro devem começar em 2020.
Também chama a atenção o controle eletrônico de estabilidade (ESP). O sistema é ativado automaticamente quando o Sprinter chega a 80 km/h. Com isso, o semileve se mantém firme - sem necessidade de qualquer intervenção do motorista.
Os faróis de milha também contribuem para aumentar a segurança. O dispositivo tem sistema direcional que melhora a iluminação em curvas. O facho é direcionado unilateralmente para o lado que o volante estiver apontando.
O Sprinter CDI tem versões com teto alto e baixo. O motor é o Mercedes OM-651, biturbo, de quatro cilindros em linha, que gera 146 cv de potência a 3.800 rpm e 33,6 mkgf de torque entre 1.200 e 2.400 rpm. O câmbio manual de seis marchas é o ZF 6S 450.
Caminhão leve mais vendido
O líder de vendas na categoria de leves é o Volkswagen Delivery 9.170. Nos 11 primeiros meses do ano o modelo da marca alemã somou 3.052 emplacamentos e garantiu 29,83% de participação do segmento.
Com quatro opções de distância entre os eixos, o modelo com PBT de 8,5 toneladas é um dos mais versáteis do segmento. O Delivery 9.170 pode ter entre-eixos de 3.400 mm, 4.000 mm, 4.400 mm e 4.600 mm.
Recentemente, o modelo ganhou opção de câmbio Eaton ESO 6106 - a transmissão é automatizado de seis marchas. O motor é o Cummins ISF 3.8, que gera 165 cv de potência a 2.600 rpm e 61,2 mkgf de torque entre 1.100 e 1.700 rpm.
Caminhão médio mais vendido
A categoria de médios vem ganhando relevância no Brasil graças aos caminhões de 11 toneladas de PBT. Prova disso é o que o Delivery 11.180 conquistou sozinho 55,23% de participação do mercado.
No acumulado do ano o Volkswagen soma 4.241 unidades vendidas. O segundo da lista de venda de caminhões do segmento é o Ford Cargo 1119. Nos primeiros 11 meses do ano o modelo teve 862 unidades vendidas.
Com isso sua participação no segmento foi de 11,23%. É importante lembrar que a Ford deixou de produzir caminhões no Brasil, com o fim das atividades da fábrica de São Bernardo do Campo, no fim do mês de outubro.
O Delivery 11.180 tem como atributos a plataforma de carga de até 6,5 metros. Isso permite ao modelo levar um bom volume de carga.
Seu motor é o Cummins ISF 3.8, que gera potência de 175 cv a 2.600 rpm e torque de 61,2 mkgf entre 1.100 e 1.700 rpm. O
Delivery 11.180 utiliza o mesmo câmbio (Eaton ESO 6106) do "irmão" de 9 toneladas. O modelo também pode ter transmissão automatizada opcional.
Caminhão semipesado
Outro Volkswagen ocupa o posto mais alto da venda de caminhões semipesados do Brasil. Trata-se do Constellation 24.280 6x2, que está no topo do ranking há 13 anos.
Ao longo dessa trajetória, o modelo ganhou o título de caminhão mais vendido do Brasil. O Constellation desbancou inclusive os cavalos-mecânicos, que normalmente ocupam esse posto.
De janeiro a novembro deste ano foram vendidas 3.421 unidades do caminhão de 24 toneladas. Sua participação de mercado entre os semipesados é de 14,94%.
O semipesado trucado tem motor MAN D08 com potência de 277 cv a 2.300 rpm e torque de 107 mkgf de 1.100 e 1.700 rpm.
Como atende as exigências da norma de emissões de poluentes com tecnologia EGR, dispensa o uso do Arla 32.
Caminhão médio mais vendido
Desde que o Scania R 440 saiu de linha, em dezembro de 2018, o Volvo FH 540 passou a ocupar a liderança de vendas entre os pesados. De janeiro a novembro, foram emplacadas 6.360 unidades, garantindo 13,41% de participação do segmento.
O Volvo FH virou objeto de desejo de motoristas e transportadores por causa de sua ampla lista de itens de série.Vários equipamentos presentes no modelo são focados na segurança e na redução do consumo de diesel. Um dos destaques é o I-See, sistema que "lê" a estrada e contribui para uma condução mais econômica.
As boas vendas do FH comprovam que o transportador brasileiro prefere caminhões com números elevados de potência e torque. O modelo tem motor Volvo D13 de 12,8 litros e sies cilindros em linha.
A potência é de 540 cv, entregues entre 1.450 e 1.900 rpm, e o torque de 265 mkgf surge na faixa entre 1.050 a 1.450 rpm.
O câmbio é automatizado (I-Shift) de 12 velocidades.