A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) estabeleceu no Brasil um centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca na área de eletromobilidade. As atividades ficam concentradas na unidade da montadora em Resende (RJ).
- VEJA MAIS:
- Tesla apresenta o caminhão elétrico Semi pela primeira vez na Europa
- Novos caminhões da DAF são até 10% mais eficientes em consumo
- Scania lança 10x4 XT Super de 560 cv para mineração
O trabalho da VWCO nessa área começou em 2018, com a criação de um time de engenheiros dedicados a projetos de veículos elétricos. Atualmente, os veículos elétricos da marca disponíveis Brasil possuem soluções criadas pelo centro em Resende.
“Como principais resultados dessa expertise, estão o lançamento do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina em 2021 e agora a apresentação do e-Volksbus, além de diversas pesquisas e soluções para viabilizar essa mobilidade sustentável, incluindo a mais recente anunciada para desenvolvimento de baterias a base de Nióbio”, disse Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.
Publicidade
Lançado recentemente, o e-Volksbus é o primeiro ônibus 100% elétrico da Volkswagen no Brasil. De acordo com montadora, o modelo possui um chassi modular flexível desenvolvido pelo centro de eletromobilidade em Resende. Ademais, segundo a VWCO, o componente, que também serve para caminhões, agiliza a adaptação a diferentes plataformas, permitindo alta comunização de componentes e maior rapidez do desenvolvimento de novos veículos.
Além disso, o desenvolvimento de softwares para veículos elétricos é outra atribuição do centro fluminense da VWCO. O fabricante informou que, no estágio atual, os engenheiros de eletromobilidade criaram mais de 70% das funções eletrônicas presentes nesses veículos .
Elétrico e diesel produzidos lado-a-lado
A VWCO revelou que tanto o e-Delivery quanto o e-Volksbus têm grande parte de sua produção compartilhada na mesma linha que os demais veículos diesel. A única exceção é na fase de montagem das baterias dos modelos elétricos, alocada em uma área dedicada, o “e-Shop”.
De acordo com a fabricante, esse método de produção mantém a qualidade dos chassis elétricos em ordem com os demais veículos a diesel na linha de produção. No e-Shop, profissionais especializados trabalham na montagem de sistemas de alta tensão, de até 650V, seguindo rigorosos protocolos de segurança, como informa a fabricante.
No caso do e-Volksbus, a montagem das baterias no teto do veículo ocorre durante a etapa de encarroçamento, com a VWCO acompanhando essa etapa em um último posto de checagem e liberação.
Centro de eletromobilidade cria e executa testes
Com a introdução dos veículos elétricos no Brasil, o centro de eletromobilidade da VWCO em Resende aprofundou e complementou seus processos de teste e validação de novos produtos. A montadora informou que, atualmente, a unidade fluminense conduz mais de 50 avaliações específicas para veículos com motorização elétrica.
Os modelos são submetidos a medições de isolamento elétricos dos sistemas, testes de compatibilidade eletromagnética e até mesmo provas de submersão e passagens em pontos alagados. De acordo com a VWCO, esses processos têm o objetivo de garantir a operação do veículo elétrico nas mesmas condições dos modelos a diesel.